Saiba aqui por que é importante conhecer de forma detalhada a jornada do consumidor dentro da sua empresa!

O Funil de Marketing é um dos conceitos mais importantes para trabalhar com Inbound e aumentar os resultados comerciais da sua empresa. 

O conceito de Funil de Marketing é essencial quando falamos de estratégias de Inbound, pois através dele é possível atrair visitantes ao site da empresa, para posteriormente convertê-los em leads.

Considerando as etapas do funil, as empresas podem planejar estratégias focadas em elaborar conteúdo rico que atendam as demandas dos consumidores, alcançando resultados significativos.

Você ainda tem dúvidas sobre este assunto? Quer saber se seu funil de marketing acompanha de forma efetiva o clico de compra dos seus clientes?

Conheça aqui os princípios desse modelo estratégico e garanta melhores resultados para seu negócio!

O que é um Funil de Marketing?

O Funil de Marketing é um modelo estratégico que representa a jornada do consumidor dentro da empresa, desde o momento em que ele faz sua primeira visita até a conclusão da compra, podendo ser estendido ao pós venda.

Com ele é possível guiar ao potencial cliente através da produção de conteúdo rico, capaz de esclarecer dúvidas e satisfazer suas necessidades, fazendo com que ele chegue de forma intuitiva até a etapa da conversão.

Ao concluir todas essas fases, o potencial consumidor pode se tornar em um cliente real, abrindo a possibilidade de realizar mais compras no futuro.

Quais são as etapas do funil de marketing?

O funil de marketing é dividido em três etapas: topo, meio e fundo.

Topo do Funil

Essa é a etapa mais abrangente. Aqui os visitantes descobrem que têm uma necessidade ou problema que deve ser resolvido, e que até então eles não conheciam. Essa fase também pode ser chamada como a etapa da consciência.

O ideal nesta etapa é fornecer conteúdos ricos, como infográficos e e-books, que podem ser acessados depois de ter preenchido um formulário. Ao oferecer dados pessoais, como nome, e-mail e profissão, o visitante se torna em um lead e avança no funil.

Manter um blog atualizado com textos de qualidade é uma valiosa estratégia para nutrir os usuários que se encontram na parte superior desse modelo de marketing.

Meio do Funil

A passagem da primeira etapa para a segunda é o reconhecimento do problema. Aqui o visitante já está informado sobre o assunto que lhe preocupa e começa a buscar soluções para resolver sua demanda.

É neste momento quando o lead pesquisará e buscará mais informações para decidir se realmente deve ou não realizar a compra.

Você pode então trabalhar conteúdos que vão trazer para esse lead informações preciosas para o fechamento do negócio, seja através de blogs, páginas no Facebook ou do seu próprio site. Uma estratégia estruturada de SEO pode ajudar muito nessa etapa.

Fundo do Funil

Nesta etapa os Leads qualificados tornam-se Oportunidades: estão praticamente prontos para serem abordados pelo time de vendas. Mais do que cientes do problema, buscam soluções.

No fundo do funil, sua empresa já é conhecida pelo potencial cliente como uma referência de mercado e como alguém em quem ele pode confiar para negociar.

Esse é o momento ideal para dar aquele empurrão e mostrar que sua marca é a melhor opção e que você pode ser o parceiro que ele precisa.

Trabalhar conteúdos promocionais, divulgar os produtos e serviços da empresa, assim como estabelecer contato por parte da equipe comercial para apresentar propostas são atitudes possíveis dentro desta etapa.

O objetivo fundamental é a conversão dos leads em clientes.

Depois de algumas comparações com outras empresas, essa Oportunidade escolherá alguma alternativa e fechará a compra, se transformado em consumidor real.

Como você viu, o funil de marketing é uma ferramenta muito importante para compreender o processo de compra, atrair visitas, converter visitas em leads, e mais importante, transformá-los em clientes.

O importante é sempre considerar os objetivos de cada etapa do modelo estratégico de marketing e identificar o que acontece em cada uma delas. 

Sobre a Punto

Na Punto somos especialistas em desenvolver estratégias de Inbound Marketing, criar conteúdo de qualidade, e ajudar às empresas a se inserir no meio digital.

Geramos conteúdos que se adaptam a cada etapa do funil de marketing, e que permitem atrair mais visitantes aos sites das empresas, proporcionando melhores resultados de conversão.

Seu negócio precisa ajuda para entender a jornada dos consumidores? A Punto pode lhe ajudar.

Escreva a sua pergunta em nossos comentários ou nos mande um e-mail. Aguardamos por você!

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