Em um mercado tão competitivo como o atual, um negócio deve fazer tudo o possível para destacar entre seus concorrentes. Por isso, entre outros aspectos, é vital contar com uma identidade visual corporativa definida e personalizada (que vá desde o logotipo à página web da empresa).

Para conhecer a real importância que o design gráfico tem no universo dos negócios, continua lendo e surpreenda-se!

O que é design gráfico?

Trata-se da combinação de imagens e textos com fins comunicativos. Ou seja, é a arte de funcionar elementos diferentes que dão como resultado uma mensagem efetiva. Certamente, é uma técnica super criativa para a transmissão de ideais, onde o profissional realiza seu trabalho através de imagens.

Quais os benefícios que traz para o seu negócio?

O design gráfico ajuda a otimizar a comunicação da sua marca, ou seja, procura a melhor forma de se comunicar a sua essência. Nesse sentido, uma marca com uma imagem bem formada consegue:

  • Diferenciar sua empresa da concorrência;
  • Melhorar o conceito do seu negócio;
  • Atrair clientes;
  • Agregar valor à sua empresa;
  • Ajudar a identificar sua empresa.

 

Por que o design gráfico é importante?

Considerando os benefícios que o design gráfico traz, fica evidente a importância que ele pode ter na sua empresa.

Mas, independentemente dos pontos positivos, você deve pensar que a identidade corporativa é o que dá a primeira impressão que o cliente tem do seu negócio.

Não esqueça do ditado: "não temos uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão". É por isso que um design pouco atraente ou não muito intuitivo pode determinar o sucesso ou o fracasso do seu site, por exemplo.

Quais são os elementos de um bom design gráfico para sua empresa?

O design gráfico vai muito além de criar logotipos. A verdade é que você, como empreendedor ou dono de um negócio, deve pensar mais em criar uma identidade corporativa e, para isso, deve passar por diferentes fases do design gráfico. Essas fases são:

  • Branding

Chamamos de branding à disciplina responsável pela criação e gestão de marcas. Esta disciplina é uma união entre o design gráfico e o marketing, pois é responsável por apresentar a marca no mercado e despertar o interesse dos consumidores. Só assim é possível criar uma marca com personalidade forte, que se diferencie da concorrência com sucesso, atingir a mente dos consumidores e ser lembrado.

  • Design de logotipo

Quando a sua marca estiver construída, chega a próxima fase de concepção do logótipo, onde o ideal é criar um design original, simples e atemporal.

Com a proliferação de marcas que se dedicam à mesma atividade, pode ser difícil ser original na abordagem de um logótipo. Para isso, pense de forma mais abstrata sobre o que deseja que a sua logomarca transmita.

A estas características, você deve acrescentar que o seu logotipo seja flexível e adaptável a qualquer tipo de superfície, o que só pode ser garantido com uma correta concepção da identidade corporativa.

  • Web Design

É claro que você não pode esquecer que uma empresa que não tem um site corporativo é uma empresa com os dias contados.  Ter uma presença online tornou-se essencial para atingir um maior número de clientes.

Um bom web design é aquele que combina uma estética atraente com uma navegação confortável. Ter um web design bonito adaptado ao usuário e a qualquer tamanho de tela não garante um alto número de tráfego. Para isso, você deve investir em posicionamento de SEO do website, pois é a única forma de garantir que os usuários encontrarão seu site entre os inúmeros resultados que os navegadores oferecem.

  • Design Editorial

O design editorial é uma parte importante do design gráfico, que se dedica ao layout das publicações editoriais, como brochuras, revistas ou livros.

Este ramo do design tem evoluído muito, devido à necessidade de captar a atenção dos leitores, sendo necessário criar um produto diferente de tantos outros.

O design da capa de um livro, por exemplo, se torna fundamental, pois é a primeira imagem que chega ao consumidor da publicação. Como no caso de um bom pôster publicitário, ele deve ter a capacidade de despertar a curiosidade do consumidor para que ele queira saber mais sobre o que a capa transmite.

  • Embalagem

A principal função da embalagem é proteger o produto que contém contra danos durante o transporte. Porém, você deve pensar na embalagem como algo que pode ajudar muito o consumidor a escolher um ou outro produto.

A caixa, sacola ou embalagem deve conter informações sobre o produto e seu design deve ser baseado na identidade da marca que vende.

Cada vez mais empresas se preocupam em criar embalagens eficazes para seus produtos, contando com pesquisas de mercado sobre o tipo de embalagem, cores, imagens ou fontes que mais atraem os consumidores.

 

O que uma agência especializada em design gráfico, como a Punto, pode fazer para o seu negócio?

Na Punto somos conscientes a relevância da linha gráfica da sua empresa, por isso, agregamos valor à sua marca para que você se destaque entre seus concorrentes.

Criamos e desenhados a sua imagem corporativa de forma surpreendente, pois sabemos que uma boa apresentação de seus produtos e serviços significa o futuro do seu negócio.

Conte com a Punto para:

  • Renovação de marca
  • Naming e identidade visual
  • Design de identidade visual
  • Design editorial
  • Design de produto
  • Embalagens
  • Análises e estratégias de marca
  • Estudo de tendência e concorrências

Venha com a gente!