Quem é a da área do marketing ou curioso com certeza já escutou a sigla IA, certo? 

Agora você sabe nos dizer o que exatamente ela significa na atualidade?  
 
Calma! A Punto te explica!  
 
O professor John McCarthy (1927 – 2011), da Universidade de Stanford (EUA) traduziu a IA como “a ciência e a engenharia de fazer máquinas inteligentes, especialmente programas de computador inteligentes”. 
Ao todo, a inteligência artificial é a capacidade que uma máquina para reproduzir competências semelhantes às humanas como é o caso do raciocínio, a aprendizagem, o planejamento e a criatividade. 
 
Algumas que já estão presentes em nosso dia a dia são as ChatGPT, Bard, DALL-E e Midjourney. Vem conhecer com a gente cada uma!  
 
- ChatGPT: 
É um chatbot que usa IA para conversar com os usuários.  
Ele foi desenvolvido pela startup OpenAI, também responsável pelo Dall-E, o robô funciona como uma espécie de Alexa, só que em texto. 
O usuário faz uma pergunta ou emite um comando, e o ChatGPT responde dentro de alguns segundos. 
Em testes, o software foi capaz de contar piadas, responder dúvidas gerais, resolver problemas matemáticos e até dar conselhos amorosos. A velocidade das respostas e a qualidade dos textos impressionam, e fizeram o chatbot viralizar nas redes sociais. 
 
- Bard: 
É o rival direto do ChatGPT, mas é uma criação do google. O CEO Sundar Pichai anunciou o projeto como um "serviço experimental de IA conversacional" 
 
- DALL-E: 
Ele é um software que tem uma operação bem simples, o usuário insere o texto e a rede vai gerar uma imagem a partir disso. 
A ferramenta foi criada pela OpenAI, com o auxílio da Microsoft, e também usando a tecnologia Imagem do Google. 
 
- Midjourney: 
Fazendo referência direta do DALL-E, ele também busca imagens a partir de palavras e textos, mas ele é voltado para a reprodução baseada em diferentes estilos de artes, ou seja, tem uma pegada mais criativa e abstrata, enquanto DALL-E busca fidelidade ao texto.  

 
A inteligência já está tão imersa em nossos dias que venceu um concurso de artes plásticas. Intitulada “Théâtre D’opéra Spatial”, a obra foi inscrita pelo designer Jason Allen e foi feita usando o programa de criação de imagens Midjourney. 
 
Com a área do marketing esse avanço não funciona diferente. 
A criação de personas e público-alvo promete ficar muito mais fácil, podendo ser realizada com poucos cliques.  
A IA também prevê que no marketing outras operações também podem ser simplificadas, como pesquisa de mercado e gestão de crise. 
 
A Punto é uma agência que se renova todos os dias e garante estar sempre atualizada para trazer o melhor para o nosso cliente e o seu público. 
Temos mais de 17 anos de história, comece a sua com a gente.  
 
Qual a sua opinião sobre a Inteligência Artificial? Conte pra a gente! 

Não fique desatualizado e leia outros artigos! 
 
Até o próximo.