Quer saber como aproveitar este canal para melhorar o reconhecimento da sua empresa? Confira as dicas que separamos para você!

Com mais de 800 milhões de usuários em 2017, o Instagram é a segunda rede social mais utilizada no Brasil, ficando atrás apenas do Facebook. 

Apesar de parecer um desafio muito complexo, que requer de um grande investimento, a verdade é que a transformação digital abriu possibilidades para as empresas e gerou novas formas de atrair clientes.

As novas plataformas digitais mudaram as formas de interagir com os consumidores, e aqueles empreendimentos e pequenos negócios que sabem como dominar e aproveitar o potencial das ferramentas disponíveis, são capazes de aumentar sua competitividade no mercado com resultados positivos.

A grande popularidade do Instagram faz com que muitas empresas queiram oferecer seus produtos e serviços através dele. Usar esta rede social pode aproximar à sua marca do público de interesse de uma forma mais direta e acessível, o que se traduz em maior fidelidade, novos clientes e mais interesse que potencializa a decisão de compra.

Você está com dificuldade para engajar ao seu público nesta rede social? Descubra o potencial que o Instagram pode trazer para o seu negócio acompanhando as seguintes dicas!

  1. Planejamento

O planejamento é fundamental. Você deve saber quem é seu público para poder definir quais tipos de conteúdo irá produzir. Pense na legenda antes de tirar as fotos, separe um tempo para definir o que você tem a dizer.

Alguns itens que você pode colocar no seu planejamento para postagens no Instagram são: data de publicação do conteúdo, foco da postagem e resumo do que será a legenda.

  1. Crie um perfil comercial

Ao criar um perfil comercial você poderá acompanhar o comportamento dos usuários que estão lhe seguindo e analisar o melhor horário para publicar suas fotos e vídeos.

Para criar um, você deve baixar o aplicativo e preencher seus dados cadastrais. Se preferir também pode fazer o login pelo Facebook, o que faz o processo muito mais rápido.

Algumas boas práticas para criar um perfil comercial de sucesso é escolher um nome de usuário simples e objetivo, que identifique sua marca. Escolha uma imagem de perfil de boa qualidade (é recomendável utilizar o logo da empresa e seguir com a identidade visual já estabelecida).

Finalmente, defina sua bio, um pequeno resumo que aparece no seu perfil. Aqui o melhor é ser claro, e falar rapidamente sobre a especialidade da sua empresa. Além disso, você pode adicionar um botão “entrar em contato”, facilitando a vida do cliente que deseja entrar em contato com você.

  1. Organize seu feed

O Instagram é completamente visual, por isso invista em imagens de alta qualidade, fique atento à paleta de cores das fotos, não use os filtros do aplicativo e evite postar fotos muito parecidas, para que seu feed não fique muito repetitivo.

Uma dica importante é escolher um tema ou estética para suas fotografias. Pense no seu feed como um todo, como se fosse uma galeria de arte, e então decida o que deve ser mostrado ou não, e de que forma mostrar tudo isso.

Algo que ajuda muito a compor o feed é tirar várias fotos aproveitando o mesmo local, somente mudando os ângulos e distância entre o sujeito, objeto e a câmera.

Caso seu celular não tire boas fotos, utilize uma câmera, cuidando dos ângulos, preocupando-se com a iluminação e use sua criatividade para fazer alguns vídeos também.

  1. Frequência e horários de postagem

Poste pelo menos uma vez por dia, com frequência ideal de duas vezes diárias. Dê atenção nos horários-chave para postar. Observe o comportamento do seu público e poste nos momentos em que ele engaja mais.

Especialistas do Marketing Digital recomendam evitar postar qualquer coisa em horário comercial, a não ser na pausa do almoço. Principalmente, se forem vídeos, em que as pessoas tem que gastar mais tempo na tela do celular, e muitas vezes, ativar o som.

A explicação? Os usuários tendem a assistir este tipo de conteúdo quando estão menos ocupados, ou seja, quase sempre, quando estão em casa.

De acordo com o relatório da Social Media Trends 2018, os melhores horários para postar no Instagram são:

  • Quartas às 15h, quintas às 5h, 11h e das 15h às 16h e sextas às 5h.
  • Quinta é o melhor dia da semana.
  • Os horários mais seguros para postagem vão de terças às sextas das 9h até às 18h.
  • Domingo é o dia com pior engajamento para o seu Instagram.
  1. Legendas

Apesar de que o Instagram é uma rede social visual, que prioriza as imagens e os vídeos, o engajamento do seu público muitas vezes poder vir através das legendas das suas postagens.

Um perfil comercial deve cuidar este aspecto acrescentando contexto para as fotos que publica, ajudando o seu público interpretar as imagens da maneira desejada.

Conte uma história com a sua imagem! Seja criativo e diga para o público quem aparece na foto, utilize o humor ou opte por contar uma história mais aprofundada. Tudo vale para gerar mais engajamento!

Lembre-se de que as legendas são limitadas a 157 carácteres, então os primeiros 104 -110 devem ser relatados de forma cativante para que as pessoas cliquem no “mais”, e continuem lendo.

  1. Hashtags

A utilização de hashtags é extremamente importante, pois atrai seguidores interessados em assuntos específicos. Porém, evite usar somente hashtags famosas para atrair seguidores. Faça busca de palavras-chave que combinem com seu conteúdo e público-alvo.

Uma boa dica é utilizar palavras que o usuário possa lembrar para encontrar sua marca, palavras que promovam o nome da empresa, produto ou de alguma campanha de marketing que você queira fazer.

Mantenha uma lista de hashtags utilizadas frequentemente em um bloco de notas no seu celular, dessa forma ficará mais fácil copiar e colar em suas legendas.

  1. Interaja com seu público

Promova sorteios, enquetes, responda comentários e mensagens diretas. Quanto mais seu público sentir que faz parte do seu dia a dia, mais engajado com o seu perfil ele será.

Algumas tarefas diárias que você pode fazer são: curtir fotos dos seus seguidores, responder comentários em todas suas publicações, mencionar os seus clientes ao responder as postagens, mencionar pessoas influentes do seu meio em publicações: blogueiras, celebridades, lojas parcerias, etc.

  1. Stories

Mais de 250 milhões de stories são postados todos os dias! Compartilhe seu dia a dia, converse com seu público. Perfis que postam stories têm mais engajamento. Crie proximidade com seu público.

Incorpore um CTA no seus Stories. Na borda final escreva, por exemplo: “Arraste para cima e acesse nosso blog”, e leve o usuário até o blog da sua empresa.

Faça Lives! Elas são ótimas oportunidades de mostrar os bastidores da sua empresa e também humanizar sua marca. Além disso, são ainda mais vantajosas, pois aparecem em destaque nas contas de seus seguidores e eles ainda recebem notificação que você está ao vivo.

As Stories são perfeitas para mostrar cases de sucesso de seus clientes e tentar converter visitantes em oportunidades. Aproveite esta plataforma para incentivar os usuários entrar em contato com seus vendedores.

Mostre seus produtos, sua equipe de trabalho, a rotina na sua empresa. Passe a impressão para o seu visitante que ele está por dentro de tudo!

  1. Outras redes sociais

Vincule seu Instagram com suas redes sociais. Assim, seguidores de outras plataformas verão seu perfil. Parece uma dica óbvia, porém muitos esquecem isto.

  1. Seguidores

Um grande número de seguidores é imprescindível para o sucesso de seu perfil. Segmente seu público por meio de hashtags, localização, gênero, faixa etária, dentre outros, e atraia seguidores que se interessam pelo que você tem a dizer. O engajamento é muito maior quando sua mensagem chega para quem realmente interessa.

Seguindo essas dicas é possível incrementar o reconhecimento da sua empresa na rede social e gerar novos negócios.  O importante é ser cuidadoso e dar atenção aos detalhes para ganhar uma audiência enorme e participativa. 

Sobre a Punto

Na Punto somos profissionais da comunicação digital. Criamos conteúdo de qualidade para as diferentes redes sociais, seguindo a metodologia do Inbound Marketing, prática que ajuda às empresas a se inserir no meio digital.

Seu negócio precisa ganhar mais visibilidade e gerar mais engajamento com o público? A Punto pode lhe ajudar!

QUERO SABER MAIS SOBRE INBOUND MARKETING

Escreva a sua pergunta em nossos comentários ou nos mande um e-mail. Aguardamos por você!