No marketing digital, já não é suficiente conhecer a sua audiência, você precisa entendê-la melhor.  Para isso, contar com uma Persona é essencial para o sucesso do seu negócio. Saiba mais sobre esse assunto aqui!

Já se perguntou por que algumas estratégias de marketing e vendas têm sucesso e outras não? Por que o produto ou serviço da sua empresa não tem a receptividade que você esperava?

A resposta pode ser resumida em uma palavra só: Persona!

A persona é um personagem fictício baseado em pesquisas que representam o seu cliente ideal. A maior vantagem de contar com uma é a produção de conteúdo de valor, que desperta a curiosidade, identifica as dúvidas, dores e desejos da sua audiência, e é direcionado a satisfazer as necessidades dela.

Ao conhecer a dor do seu cliente ideal, você tem em suas mãos uma informação valiosa: a motivação que o impulsiona fazer uma busca determinada em Google e o predispõe a comprar o que oferece a sua empresa.

Notou que falamos de dores?

Pois, é! Esse termo pode parecer até um pouco inadequado, mas na verdade é chamado dessa forma qualquer necessidade, motivação ou preocupação que possa ter a persona, e que possa ser solucionada pelos produtos que seu negócio oferece.

Para identificar as dores da sua persona você deve reunir o máximo de informação para entender por que ela compraria da sua empresa, e como os produtos ou serviços que você oferece são a melhor escolha para ela.

O fato de sua empresa desenvolver e contar com uma Persona permite às equipes de Vendas e Marketing ter uma compreensão mais clara a respeito do público que busca atingir, facilitando a criação de conteúdo relevante para educar a clientes potenciais, gerando leads de qualidade, e incrementando as chances de vender mais.

Lembre-se que não se trata só de criar conteúdo com um foco adequado, e sim desenvolver uma estratégia de conteúdo global que ataque as dores e proporcione soluções, escolhendo os canais de comunicação que utilizará durante o relacionamento com a persona.

Entenda as diferenças entre persona e público-alvo

A primeira vista, é fácil confundir ambos conceitos, porém eles têm diferenças substanciais que você deve conhecer.

O público-alvo é um conceito mais abstrato, agrupando uma quantidade de pessoas sem identidade própria. Por isso, identificando unicamente o público-alvo fica mais difícil personalizar conteúdos, pois não se têm uma humanização do perfil que queremos atingir.

Enquanto o público-alvo é dotado de informações demográficas e socioeconômicas mais genéricas, a persona tem características mais específicas e pessoais, pois suas necessidades são definidas.

Como criar a sua persona?

A primeira coisa que você deve fazer é coletar dados sobre seus clientes atuais ou potenciais clientes.  Para encontrar os detalhes, é preciso fazer uma série de questionamentos e observar as respostas.

Para criar sua persona, deve se obter informação relacionada ao comportamento e hábitos de alguém que seria seu cliente ideal, como cargo ou área de atuação.

Dados demográficos e sociais, como localização ou classe econômica, também são importantes. Tudo isso pode ser feito através de pesquisas, tanto na web (com ferramentas como o Google Analytics) quanto fora da rede.

Uma boa ideia é separar as perguntas em categorias, tal como no seguinte exemplo:

  • Trabalho: qual é seu cargo? Como seu trabalho é mensurado? Como é a sua rotina? Quais habilidades são necessárias para realizar seu trabalho? Quais ferramentas usa?
  • Objetivos profissionais: quais são suas responsabilidades? Como mede seu sucesso?
  • Desafios: quais são os maiores desafios que sua persona tem no trabalho?
  • Fontes de informação: como aprende novos conhecimentos? Qual tipo de leitura gosta de fazer? Quais sites e páginas confere? Quais são as redes sociais que mais utiliza?
  • Detalhes pessoais: idade, família, educação, cidade de residência
  • Preferências de compra: Onde costuma fazer suas compras (loja física / online)? Com qual frequência realiza compras online? Pesquisa antes de comprar?

Estruturando sua persona

Uma vez que você tem os dados em suas mãos, chegou a hora de estruturar toda essa informação e montar um documento que descreve sua persona de maneira clara.

Coloque no papel tudo o que você sabe sobre ela, e comece a personificá-la. Use toda sua criatividade para elaborar uma breve história, com hábitos diários, informações como dores pessoais e profissionais, assim como suas aspirações para ganhar mais autenticidade.

Esse documento é de extrema importância, pois pode ser utilizados por diversas pessoas na sua empresa. Uma dica interessante é incluir uma imagem real da Persona para que todos possam realmente imaginar como ela seria.

Lembre-se de descrever a persona de maneira narrativa, como se estive falando sobre alguém que você conhece.

Gostaria de ter uma imagem mais clara de como deveria ficar sua persona?

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Já construí minha persona, e agora?

Você acabou de criar o perfil do seu cliente ideal, e agora? Pois chegou o momento de aplicar sua estratégia de marketing baseada nas dores da sua persona. Como? Através da criação de conteúdo voltado exclusivamente para esse perfil, e nos lugares e momentos certos!

A persona é agora sua ferramenta mais valiosa, permitindo às equipes de vendas e marketing ter uma compreensão mais clara a respeito do público que busca atingir, facilitando a criação de conteúdo relevante e gerando leads de qualidade.

É possível criar posts, e-books, vídeos e outros conteúdos que conversem com a persona, achar o blog ou site que tenha o perfil ideal para ela, criar uma boa estratégia de geração de leads e por fim criar um modelo de capacitação de vendas que facilite o diálogo entre seus profissionais e aquele possível cliente.

Afunilar o público e enviar a mensagem certa para as pessoas certas é um dos objetivos de criar uma Persona. Utilizando essa ferramenta da forma correta, as chances de sucesso para o seu negócio serão bem maiores!

Na Punto sabemos da importância desta ferramenta para concretizar um negócio de sucesso. Conte com nós para desenvolver estratégias de marketing inteligentes.

O momento de gerar melhores resultados no seu negócio chegou!

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Aguardamos por você.