Descubra aqui 10 dicas para melhorar as estratégias de vendas da sua empresa usando este fantástico meio.

O e-mail é uma ferramenta essencial para qualquer campanha online. Além de ser um canal familiar, ele requer pouco tempo para atingir milhares de clientes potenciais. 
O e-mail marketing é uma das ferramentas mais importantes do Marketing Digital na atualidade. Trata-se de uma das melhores formas que as empresas têm de manter um bom relacionamento e gerar mais engajamento com o público.

Se você ainda é dos que pensa que o e-mail marketing é um canal que não funciona, talvez seja momento de reconsiderar essa postura.

Hoje a comunicação via e-mail está em alta! Ela é reconhecida por especialistas como a técnica de divulgação com maior taxa de conversão para compras virtuais.

Além disso, a ferramenta é perfeita para engajar leads, nutrir e educar a base de contatos, promover conteúdos, ajudar no processo de fidelização de clientes, e de quebra, vender.

E você, tem interesse em conhecer algumas boas práticas para executar campanhas de e-mail marketing bem-sucedidas?

Descubra aqui dicas para otimizar suas estratégias e aumentar as possibilidades de que suas mensagens não só cheguem, mas também que o usuário abra, clique, converta, e finalmente, compre seu produto ou serviço!

Confira!

  1. Assunto de e-mail

Não importa que tão bom seja seu conteúdo, se o assunto não desperta a atenção do seu usuário, ele não vai abrir o e-mail.

Duas técnicas muito utilizadas são: criar um assunto simples e direto para que o usuário saiba se lhe interessa ou não, e brincar com o fator mistério, gerando curiosidade no leitor para que abra o e-mail.

  1. Engajar desde o início

As primeiras linhas do e-mail (sim, falamos de linhas porque devem ser breves) devem engajar ao leitor. Nunca devemos começar falando de nossa empresa. O ideal é expor um problema do usuário e oferecer uma solução.

As perguntas são ótimas ferramentas, pois fazem com que o leitor as responda mentalmente e se conecte com você.

  1. Foque em um objetivo por e-mail

Um erro comum é criar várias CTAs (chamadas à ação) com diferentes Landing Pages. Isto dificulta captar a atenção do cliente, pois estamos pedindo muitas coisas ao mesmo tempo.

O recomendável é colocar até 3 CTAs, mas direcionando sempre ao mesmo lugar, garantido assim mais oportunidade de alcançar o objetivo.

  1. Integre seu e-mail marketing na sua estratégia global

O e-mail não funcionará (ou terá um desempenho baixo) quando executado de forma isolada. Ele deve estar integrado na estratégia global de marketing da empresa, se apoiando com campanhas de remarketing, social media e ações de promoção.

  1. Fator escassez

Você precisa motivar seu cliente para que compre hoje, agora, e não depois. Um exemplo comum é utilizar frases como “unidades limitadas” ou “últimos dias de promoções” para gerar a sensação de escassez.

Para ofertas por tempo limitado envie no mínimo dois e-mails: um para anunciar a oferta, e outro de último dia, pois a maioria das vendas acontecerá nesse último e-mail.

  1. Trabalhe seu relacionamento com a lista de contato

Alimente sua base de contatos proporcionando conteúdos de qualidade aos seus usuários, com a finalidade de fixar sua marca e criar mais engajamento.

Uma boa prática é escrever a cada semana (ou 15 dias), e que a proporção seja de 80% conteúdo de valor e 20% de ofertas. Dessa forma, você não incomodará seus clientes e gerará valor para sua empresa, o que consequentemente, aumentará as vendas.

  1. Segmentação

Segmentar é básico para qualquer estratégia de marketing, especialmente se você trabalha com produtos ou serviços específicos segundo sexo (como roupas) ou idade (lazer).

Não esqueça que dependendo das características do seu público, existem diferentes maneiras das mensagens serem percebidas. Uma audiência nova será mais sensível a uma determinada mensagem que um público adulto.

  1. Dê a opção de descadastrar

Deixe a possibilidade para o usuário de se descadastrar. Muitas vezes a pessoa quer sair da base de contatos para depois retornar, isso acontece muito. Não tenha medo de isso acontecer. Saber que há uma saída evita a sensação de invasão e incomodidade nos subscritores.

  1. Design atrativo

Um bom design é o melhor aliado para atrair o cliente. Aposte na utilização de cores, imagens e tipografias diferentes, sempre que exista uma coerência estética com o branding da sua empresa. Esses elementos ajudam muito para que o conteúdo seja mais chamativo.

  1. Limpar a base

Perca o medo e comece a eliminar os contatos que não abrem seus e-mails há vários meses! Essa ação permite trabalhar com métricas mais certeiras e evita o investimento de tempo e dinheiro em clientes desengajados.

Apesar de parecer assustador, limpar a base de leads é essencial para mantê-la saudável e atingir bons resultados.

Na Punto somos especialistas em comunicação digital, por isso consideramos essas boas práticas nas campanhas de e-mail marketing de nossos clientes para garantir mais efetividade.

Quer saber como podemos ajudar a ganhar mais eficácia nas estratégias de e-mail da sua empresa?

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Estamos prontos para te ajudar!