Vender pela internet representa uma oportunidade de crescimento incrível para quem deseja ter seu próprio negócio. Quer conhecer dicas práticas para o seu e-commerce vender mais? Leia este material!

À medida que os consumidores preferem realizar suas compras pela internet, os negócios online ou lojas virtuais proliferam cada dias mais.

Com isso, empreendedores e donos de e-commerce tem o dever de melhorar suas estratégias constantemente com a finalidade de gerar mais e melhores vendas.

No ambiente do e-commerce é comum o usuário não concretizar a compra e deixar o carrinho abandonado ao se encontrar com pequenos problemas que geram desconfiança.

Por isso, o primeiro passo é conquistar a confiança do cliente e entender seu problema, para depois oferecer a solução ideal no momento certo.

Pensando nisso, apresentamos 6 práticas efetivas para ajudar a melhorar as vendas de sua loja online agora!

Não deixe de conferi-las!                                                                                           

  1. Habilite diversas formas de pagamento

Os usuários costumam ter preferências na hora de realizar o pagamento online.

O ideal é contar com o maior número de opções possíveis, para que pelo menos uma delas agrade aos consumidores, e assim mais vendas se concretizem e a taxa de abandono do carrinho diminua.

Hoje as formas de pagamento são dividas em dois grandes grupos: sistemas de pagamento e formas de pagamento direto.

O primeiro grupo consiste em empresas que facilitam a vida do dono das lojas virtuais. Os mais conhecidos são: Bcash, Mercado Pago, Moip, Pagseguro e Paypal.

Eles são sistemas práticos que permitem ao cliente parcelar a compra em até 12 vezes (com juros) e ainda garantem a possibilidade de que se em até 14 dias ele não receber o produto que comprou, o dinheiro é devolvido.

Nas formas de pagamento direto estão inclusos cartões e crédito direto com as operadoras, boletos bancários e depósitos. Elas são ótimas alternativas por terem uma taxa de conversão melhor, prazo mais curto de recebimento (depósito e boleto), taxas mais competitivas e vendas aprovadas mais rapidamente.

  1. Mostre os selos de segurança e certificações do site

Os clientes estão cada vez mais familiarizados com as compras online, e com isso se tornaram mais exigentes com a segurança, buscando sites que passem maior confiança.

Coloque os selos de certificações em lugares visíveis do site, e tente vinculá-los a informações ampliadas.

Apesar de ficar no rodapé, o selo de segurança é essencial para aumentar a confiança do cliente, informando que aquele website não é spam e que possui verificação contra fraude.

A ideia é inspirar a maior confiança possível para que nada seja obstáculo para a venda.

  1. Ofereça métodos alternativos de entrega

Apesar dos consumidores estarem cada vez mais adeptos às compras online, muitos pedidos apresentam problemas com danos e atrasos nas entregas.

Ficar atento a etapa de entrega dos produtos, e escolher com cautela seus parceiros, é uma das fases mais importantes na jornada de compra.

Oferecer diferentes formas de entrega, como transportadoras privadas e o conceito de social delivery, que conecta pessoas a entregadores independentes mediante aplicativos, sãos boas práticas.

Junto com as avalições pós-venda, o prazo de entrega é o aspecto mais considerado pelos consumidores na hora de comprar por internet.

  1. Saiba lidar com troca e devolução de produtos

A forma de encarar e gerenciar o processo de devolução de um e-commerce pode contribuir para fidelizar e conquistar novos clientes.

A maneira mais prática é definir uma política efetiva de troca e devolução e deixá-la clara para o consumidor.

Conhecer a legislação e ter ela como ponto de partida é a melhor alternativa. Se preparar, definir mecanismos para fornecer um atendimento ágil e disponibilizar condições para realizar a logística de reembolso em cada compra é o melhor caminho.

Uma boa dica é ter um link que leve o cliente para uma página explicativa dessa política, onde ele mesmo possa conferir as regras e se organizar.

  • Apresente combos de produtos

Ao invés de oferecer itens de forma individual, apresentar combos prontos, com um grupo de produtos que podem ser adquiridos em uma única compra é uma estratégia que gera ótimos resultados.

Algumas das vantagens são maior flexibilidade na precificação, aumento no ticket médio e otimização do estoque.

Ao reunir vários itens em um kit o preço médio do produto será maior, impactando positivamente no ticket médio das vendas.

Se você está com algum produto parado no estoque, insira dentro de um kit para acelerar as vendas, evitando fornecer um desconto expressivo para limpar o estoque.

  1. Faça seus clientes se sentirem especiais

Dar atenção e investir um pouco mais em detalhes é uma estratégia de vendas que pode trazer resultados extraordinários.

Uma iniciativa simples é esquecer as caixas de papelão dos Correios e enviar o produto em uma embalagem bonita e personalizada.

Outra opção é enviar um brinde ou uma amostra grátis junto. O pacote pode ser enviado com algo que, além de proteger o produto, agregue valor à marca: um papel de seda com o logo da loja é um bom exemplo.

Com isto você consegue despertar no seu cliente um sentimento de valorização, favorecendo a reputação de seu e-commerce.

 

E aí, gostou das nossas dicas?

Esperamos que você aplique elas no seu negócio digital e consiga aumentar as vendas progressivamente.

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