Essa nova tecnologia chamada de NFT tem deixado muitas pessoas confusas. Para entender o conceito de NFT, é preciso saber o significado da palavra fungível. Em economia, um item fungível é aquele cujo valor não é único. Se você pega uma nota de dez reais e troca por outra nota de dez, você acaba possuindo o mesmo bem. 

Mesmo se você trocar duas notas de cinco ou cinco notas de dois reais o valor será o mesmo: dez reais. Portanto, este é um bem fungível. Já um bem não fungível é aquele que possui valor único e exclusivo. Podemos pensar nas obras de arte para representar este tipo de bem. Cada obra é única e mesmo que você a troque ou venda, o valor dela é sempre o mesmo - é indivisível. 

Assim ocorre com as NFTs, que é a sigla para "Non-fungible Token" ("Token não-fungível", em tradução livre). Elas estão se tornando um sucesso na internet após transações milionárias terem sido feitas para adquirir estes ativos no meio digital. 

A NFT acaba se tornando um registro digital que pode ser estabelecido com qualquer item da internet, seja uma imagem, foto, vídeo, música, entre outros. Nas redes, há milhares de cópias do mesmo item, e criar um "certificado" de originalidade tem se tornado uma grande febre.  

A premissa é: se você promove a escassez de um item no mercado, logo grandes colecionadores ou investidores irão buscar por essa exclusividade - pode rolar até a aquisição desses ativos digitais. 

COMO O MERCADO ESTÁ UTILIZANDO AS NFTS 

Grandes marcas estão gostando da ideia do investimento que a NFT pode agregar às ações e até mesmo criando novas experiências para seus clientes. Podemos utilizar duas marcas que estão apostando nessa nova modalidade de certificado digital. 

O artista Mike Winkelmann, conhecido como Beeple, produziu uma obra de arte chamada "Everydays: The First 5000 Days", onde fez uma colagem com várias de suas obras retratando o progresso ao longo da sua jornada artística. Beeple a registrou como uma NFT a enviou para um leilão. Ela foi arrematada por US $69 milhões de dólares. O comprador levou a obra e o acesso ao NFT da mesma, além dos direitos de exposição. 

Também tem o caso do jogo CryptoKitties, que está atrelado ao comércio da criptomoeda Ethereum. Este game consiste em um grande mercado virtual onde as pessoas podem comercializar gatos digitais - todos associados à NFTs. Ou seja, como cada um deles é diferente e único, o interesse no jogo gira em torno da aquisição de gatinhos mais valiosos do mercado, diferentes e interessantes. 

E o exemplo mais próximo da população é a empresa ViacomCBS, que vai investir em NFTs para proporcionar experiências para os fãs dos desenhos animados. O intuito é a comercialização de ativos colecionáveis - todos no formato de NFT. Também será possível a troca, impulsionando a experiência social. 

A plataforma disponibilizará este investimento através das marcas Showtime, CBS, MTV, Paramount Pictures, Nickelodeon, BET e Comedy Central. 

E, é claro, a Punto está de olho em todas as tendências digitais, por mais difíceis que sejam, para trazer o melhor das campanhas de marketing para sua empresa! 

Para este e mais conteúdos sobre tecnologia, acompanhe também o nosso Instagram e fique por dentro do mundo digital!