A segmentação de leads é fundamental para aumentar o número de vendas de uma marca. Há uma analogia no marketing digital que diz que se você faz uma campanha sem ter em mente atingir um público específico, vai ser a mesma coisa que distribuir panfletos na rua: seu resultado vai ser ruim.   

A cada cem pessoas que pegarem o papel, quantas delas, de fato, estarão interessadas no produto? E na internet é a mesma coisa. Muitas vezes, os empreendedores gastam muito dinheiro em anúncios pagos mas não selecionam seu público.  

Pode até agregar cliques, mas quais deles, realmente, terá a intenção de consumir aquele produto?   

Segmentar o lead é a chave para garantir o aumento de suas vendas, pois entender o comportamento do seu público e o que ele precisa naquele momento é o que vai definir o resultado de toda a jornada do lead dentro das estratégias de Inbound marketing.  

 

Benefícios da segmentação de leads  

 

Na hora de enviar um e-mail marketing ou montar uma estratégia efetiva, é importante ter em mente qual o seu público-alvo. A quantidade de pessoas pode diminuir, mas a análise de métricas será mais exata e você conseguirá definir onde está errando ou em quais pontos precisa melhorar.   

Se a sua marca, por exemplo, vende material para pesca esportiva, precisa entender que é um segmento específico e que reúne apenas uma parte dos usuários na internet. O objetivo é captar estes usuários para transformá-los no seu lead.   

Ao produzir conteúdo relevante para aquele lead que já pratica a pesca e busca uma marca confiável, é o que vai fidelizar o seu cliente - e pode atrair novas pessoas que têm interesse em iniciar.   

O intuito principal é realizar a venda para o lead que já está habituado. E para conhecê-lo melhor, você vai precisar seguir os seguintes passos:  

 

1. Reunir informações  

Reunir o máximo de informações a respeito do seu público é a primeira grande atitude que você precisa tomar para criar campanhas segmentadas efetivas.   

Informações de diversos tipos, como quais os sites que seu público costuma acessar, qual o horário, qual conteúdo gosta de consumir, em qual região estão localizados, entre outros.   

É imprescindível essa análise para que você comece a produzir conteúdo para quem realmente importa - e converta seus leads em venda.   

 

2. Processo  

Após reunir as informações, é hora de colocar algumas estratégias em ação. É nesse momento que você começará a descobrir como que o mercado está e qual a demanda e oferta de seu produto.  

Neste momento, pode acontecer da sua marca identificar que há um segmento consumindo mais seu conteúdo do que você imaginava, neste caso é possível produzir conteúdos mais específicos para agradar essa parcela.  

 

3. Tecnologia   

Durante todo o processo, é possível que o administrador se perca. Realmente, a jornada até a compra não é fácil e tampouco simples. Prospectar, se relacionar, transformar o lead em vendas e todos os processo dentro dessas etapas são trabalhosos. 

A automatização desses processos pode facilitar quase que 100% de todo o modus operandi das estratégias de inbound marketing. Por exemplo, ferramentas que possam administrar o disparo de e-mails marketing, fazendo a análise de quem recebeu, quem abriu e quem clicou no anúncio.    

 

Resultados  

 

Nós sabemos que os resultados da segmentação de leads não acontecerá da noite pro dia, entretanto temos a certeza que é um processo que renderá muitos frutos, se for seguido da maneira correta.   

Aqui na Punto nós possuímos um time de especialistas que estão dispostos para fazer cada campanha dar certo. Se o cliente conseguir aumentar as vendas dele, nós também ficaremos mais felizes.  

O que acha de aplicar essas estratégias na sua campanha? Apostamos que vai dar super certo, confia!  

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