As cores influenciam, de alguma forma, a nossa tomada de decisão, seja diretamente ou indiretamente. Podemos começar citando simples exemplos, como o fato de darmos preferência ao branco na virada do ano, porquê remete a paz, ou a cor amarela, que tem como símbolo o ouro, para trazer mais riqueza.
Desse modo, as cores utilizadas nos anúncios geram emoções, impactando a pessoa que as recebe de maneira positiva ou negativa.
- 93% dos consumidores avalia os produtos pelo aspecto visual;
- 87% deles avaliam os produtos pela cor;
- 40% das pessoas leem anúncios melhor em cores;
Sendo assim, possível interferir positivamente no poder de decisão do consumidor com informações visuais através da Psicologia das Cores; não sendo uma técnica exata, mas pode ser usada a favor do marketing em diversas maneiras.
O fato é que o marketing precisa ser persuasivo e vamos ver como usá-lo através do princípio para que você entenda que apostar nas cores certas pode lhe dar uma boa vantagem sobre os concorrentes.
- Vermelho: Transmite a motivação, fortuna, paixão, energia, perigo e agressividade. Ideal para portal de notícias, tecnologia e varejo.
- Azul: Transmite imaginação, compaixão, calma, seriedade e infinito. Ideal para saúde, tecnologia e finanças.
- Verde: Transmite harmonia, saúde, natureza, ética e crescimento. Ideal para finanças, alimentação e natureza.
- Amarelo: Transmite positividade, otimismo, foco, comunicação e alegria. Ideal para agências, imobiliária e energia.
- Laranja: Transmite entusiasmo, graça, inovação e interação. Ideal para agências e varejo.
- Roxo: Transmite luxo, mistério e nostalgia. Ideal para vestuário, linhas aéreas e tecnologia.
- Rosa: Transmite feminilidade, doçura e romantismo. Ideal para artigos femininos e infantis.
- Marrom: Transmite confiabilidade, praticidade e paciência. Ideal para imobiliárias e construtoras.
- Preto: Transmite elegância, formalidade, proteção, força e inteligência. Ideal para varejos de luxo.
- Branco: Transmite paz, inocência, limpeza e graça. Ideal para vestuário infantil e alta tecnologia.
Tem algumas marcas que apenas de citar o nome, as cores já vêm automaticamente em nossa lembrança, como é o caso da Coca-Cola, Mcdonalds, posto Shell, Netflix, linha aérea Gol, Starbucks, entre tantos outros.
De acordo com isso, é necessário que se faça sempre um estudo em cada caso para a escolha certa de sua Logo, peças de divulgação e campanhas. Faça a junção dessas cores e as tornem agradáveis, transmitindo harmonia entre elas. Por exemplo:
- Branco: Combina com tudo, principalmente com azul, vermelho e preto;
- Rosa: Combina com marrom, branco, verde, cinza e azul claro;
- Vermelho: Combina com amarelo, branco, verde, azul e preto;
- Marrom: Combina com rosa, verde e bege;
- Laranja: Combina como azul, lilás, violeta, branco e preto;
- Amarelo: Combina com azul, lilás, violeta, cinza e preto;
- Verde: Combina com marrom, laranja, verde, amarelo, cinza, preto e branco;
- Preto é a cor universal: Combina com todas as outras cores, especialmente com laranja, rosa, verde, branco, vermelho ou amarelo.
O ideal é combinar as cores primarias com o restante. No caso são: o amarelo, o vermelho (magenta) e o azul (ciano). Afinal, com elas é possível fazer todas as outras cores.
Vale ressaltar que você vai ter apenas uma chance para transmitir a primeira impressão para o seu cliente. Então a maneira como você vai trabalhar as cores em seu site ou blog, por exemplo, podem fazer com que a pessoa que o visita pela primeira vez se sinta atraída e, consequentemente, se tornem clientes fiéis.
Mesmo com todos estes estudos mostrando a importância de pensar na Psicologia das Cores, muitas empresas, infelizmente, acabam deixando-a na lista menos prioritária, junto com o design, afinal, a cor é responsável por 85% da razão pela qual você decidiu consumir uma marca.
Nós aqui da Agência Punto trabalhamos com as cores em cima de marcas, para trazer benefícios e consequentemente gerar mais leads e vendas. Se sua empresa está precisando de alterações e atualizações, pode contar com a gente!