As cores influenciam, de alguma forma, a nossa tomada de decisão, seja diretamente ou indiretamente. Podemos começar citando simples exemplos, como o fato de darmos preferência ao branco na virada do ano, porquê remete a paz, ou a cor amarela, que tem como símbolo o ouro, para trazer mais riqueza. 

Desse modo, as cores utilizadas nos anúncios geram emoções, impactando a pessoa que as recebe de maneira positiva ou negativa. 

  • 93% dos consumidores avalia os produtos pelo aspecto visual; 
  • 87% deles avaliam os produtos pela cor; 
  • 40% das pessoas leem anúncios melhor em cores; 

Sendo assim, possível interferir positivamente no poder de decisão do consumidor com informações visuais através da Psicologia das Cores; não sendo uma técnica exata, mas pode ser usada a favor do marketing em diversas maneiras. 

O fato é que o marketing precisa ser persuasivo e vamos ver como usá-lo através do princípio para que você entenda que apostar nas cores certas pode lhe dar uma boa vantagem sobre os concorrentes. 

  • Vermelho: Transmite a motivação, fortuna, paixão, energia, perigo e agressividade. Ideal para portal de notícias, tecnologia e varejo. 
  • Azul: Transmite imaginação, compaixão, calma, seriedade e infinito. Ideal para saúde, tecnologia e finanças. 
  • Verde: Transmite harmonia, saúde, natureza, ética e crescimento. Ideal para finanças, alimentação e natureza. 
  • Amarelo: Transmite positividade, otimismo, foco, comunicação e alegria. Ideal para agências, imobiliária e energia. 
  • Laranja: Transmite entusiasmo, graça, inovação e interação. Ideal para agências e varejo. 
  • Roxo: Transmite luxo, mistério e nostalgia. Ideal para vestuário, linhas aéreas e tecnologia. 
  • Rosa: Transmite feminilidade, doçura e romantismo. Ideal para artigos femininos e infantis. 
  • Marrom: Transmite confiabilidade, praticidade e paciência. Ideal para imobiliárias e construtoras. 
  • Preto: Transmite elegância, formalidade, proteção, força e inteligência. Ideal para varejos de luxo. 
  • Branco: Transmite paz, inocência, limpeza e graça. Ideal para vestuário infantil e alta tecnologia. 

Tem algumas marcas que apenas de citar o nome, as cores já vêm automaticamente em nossa lembrança, como é o caso da Coca-Cola, Mcdonalds, posto Shell, Netflix, linha aérea Gol, Starbucks, entre tantos outros. 

De acordo com isso, é necessário que se faça sempre um estudo em cada caso para a escolha certa de sua Logo, peças de divulgação e campanhas. Faça a junção dessas cores e as tornem agradáveis, transmitindo harmonia entre elas. Por exemplo: 

  • Branco: Combina com tudo, principalmente com azul, vermelho e preto; 
  • Rosa: Combina com marrom, branco, verde, cinza e azul claro; 
  • Vermelho: Combina com amarelo, branco, verde, azul e preto; 
  • Marrom: Combina com rosa, verde e bege; 
  • Laranja: Combina como azul, lilás, violeta, branco e preto; 
  • Amarelo: Combina com azul, lilás, violeta, cinza e preto; 
  • Verde: Combina com marrom, laranja, verde, amarelo, cinza, preto e branco; 
  • Preto é a cor universal: Combina com todas as outras cores, especialmente com laranja, rosa, verde, branco, vermelho ou amarelo. 

O ideal é combinar as cores primarias com o restante. No caso são: o amarelo, o vermelho (magenta) e o azul (ciano). Afinal, com elas é possível fazer todas as outras cores. 

Vale ressaltar que você vai ter apenas uma chance para transmitir a primeira impressão para o seu cliente. Então a maneira como você vai trabalhar as cores em seu site ou blog, por exemplo, podem fazer com que a pessoa que o visita pela primeira vez se sinta atraída e, consequentemente, se tornem clientes fiéis. 

Mesmo com todos estes estudos mostrando a importância de pensar na Psicologia das Cores, muitas empresas, infelizmente, acabam deixando-a na lista menos prioritária, junto com o design, afinal, a cor é responsável por 85% da razão pela qual você decidiu consumir uma marca. 

Nós aqui da Agência Punto trabalhamos com as cores em cima de marcas, para trazer benefícios e consequentemente gerar mais leads e vendas. Se sua empresa está precisando de alterações e atualizações, pode contar com a gente!