Começar a entender a psicologia das formas ao criar projetos é realmente importante, afinal, você passa a ter ideias melhores de como aproveitar o poder do design visual para transmitir a mensagem e o simbolismo que deseja. 

O seu subconsciente sempre vê coisas que você nem sequer nota, e o pior: ele tira conclusões que fogem do controle! Nós já tratamos disso em um outro artigo quando falamos sobre as cores aqui no Blog, lembram? Com as formas geométricas acaba sendo muito parecido. 

Quadrados, círculos e triângulos são as bases do design gráfico, por isso é crucial que eles sejam explorados a fundo já que às vezes suas aplicações são menos óbvias do que imagina. 

Podemos começar falando sobre os círculos, que têm como principal característica serem aproximáveis, te convidando a tocá-los e a interagir com eles. Pense que nossas mãos são perfeitamente adaptadas para pegar objetos curvilíneos.  

Diante disso, a maioria dos app de rede sociais foram transformados em arredondados. Como: Twitter, Instagram, Facebook e Snapchat. Eles são perfeitamente fechados em si mesmos, como se a própria forma se bastasse, por isso ela passa a sensação de união, consistência e estabilidade. Além desta forma trazer um perfil de comunidade, mistério, feminilidade, magia e unidade além de demonstrar relacionamento e infinito. 

Outros exemplos que podemos citar são os logos das TVs: Globo, SBT, Record e Rede TV. Sem contar o logo das Olimpíadas, da Skol e Disney. 

Agora falando sobre triangulo, você já deve ter percebido que o significado do triângulo só depende do que você fará com ele, sendo o único consenso sobre eles o dinamismo que vai desde o movimento até o final da ação. Isso é, as formas triangulares provocam excitação e perigo, trazendo risco, poder, equilíbrio e masculinidade. 

Podemos perceber isso quando olhamos o logo da Adidas, Reebok, Leroy Merlin e maioria de logos de construção civil.  

Agora quando as coisas requerem estabilidade são quadradas. Observamos isso quando reparamos em casas, uma caixa da entrega, um transporte para animais, ou mesmo uma bela embalagem. Isso porquê a base sólida das formas retangulares com seus lados perfeitamente simétricos dá a ideia de algo seguro e imutável. 

Como é o caso da logo do banco Itaú, Bradesco, Caixa Econômica, Microsoft e Electrolux. Estas formas possuem diversos significados cognitivos, transmitindo disciplina, força, coragem e segurança, além de demonstrar poder e confiabilidade. 

Aqui na Punto desenvolvemos diversos tipos de logo. Temos uma equipe formada por profissionais estudados e especializados nesse assunto. Venha conhecer mais do nosso trabalho! 

Gostou desse tema? Conta para gente! Acompanhe todos os nossos artigos aqui no Blog. 

 

Chama no WhatsApp!