Margarida Bonetti, um nome que ficou esquecido por muito tempo, mas que está na boca dos paulistanos há algumas semanas devido ao sucesso do podcast do jornalista Chico Felitti para a Folha de São Paulo. A história por trás do nome carrega muita tristeza. Nos anos de 1980, Margarida e seu marido foram acusados de escravizar uma mulher nos Estados Unidos. 

     Em serviço análogo a escridão, os patrões mantiveram a mulher presa em casa por cerca de duas décadas, organizando, limpando e administrando a casa sem direitos nenhum. O caso foi tão grave que Margarida fugiu para o Brasil e entrou para a lista de procurados do FBI. Além disso, se instala em um dos bairros mais nobres da cidade de São Paulo, Higienópolis, em uma mansão decadente e aparece na janela de vez em quando utilizando uma pomada no rosto inteiro. 

     O caso, por si só, gera um interesse genuíno por estar cercado de mistérios. Entretanto, com uma narrativa atual e imersiva, Chico Felitti conseguiu entregar muito mais do que apenas um crime antigo, ele proporcionou aos ouvintes uma experiência com o storytelling. 

O poder do podcast 

     O podcast de Chico Felitti trabalha de uma maneira imersiva, em que se coloca dentro de várias situações e faz observações minuciosas e precisas. Ele não vai ao ponto principal a priori, vai conduzir a história como um conto de fadas, em que a moral vem apenas no final. 

     Esta maneira de conduzir uma narração tem alto poder persuasivo no público, por ser considerado algo cultural, um produto a ser consumido. E essa técnica utilizada por Felitti tem nome e estratégias. 

O conceito de storytelling 

     Storytelling significa narrativa em inglês, mas se tornou uma técnica de contar histórias fantástica. Amplamente utilizado no mundo dos publicitários, o storytelling permite envolver o público em um ponto importante: o emocional. 

     Esta técnica atrai as pessoas por transformar uma informação em fato e trazer o envolvimento emocional, que irá se tornar um elo entre público e marca. Atualmente, esta técnica está sendo utilizada em diversas áreas dos setores de comunicação, seja no entretenimento ou no marketing de conteúdo. 

     Levar narrativas emocionantes tem promovido um grande envolvimento do público, gerando para os empreendedores maior rentabilidade e engajamento nas redes sociais. 

     Os consumidores buscam se identificar com as marcas, encontrar algum ponto em comum para que passem a consumir o conteúdo ou produto, por este motivo, o investimento no storytelling está crescendo exponencialmente. Quem quer ganhar espaço nas redes sociais precisa entender e aplicar esta técnica em seu negócio. 

Estratégia certa 

     O jornalista Chico Felitti utilizou uma estratégia fantástica: uniu o útil ao agradável, popularmente falando. Juntou o sucesso dos podcasts em um mundo pós-pandêmico com os detalhes e nuances que apenas o storytelling é capaz de proporcionar à narrativa.  

     A Punto também trabalha estratégias únicas e específicas para cada cliente que possui, analisando seu nicho e proporcionando a ele segurança total na hora de escolher uma campanha assertiva. 

     Entre em contato conosco e crie agora a sua narrativa para envolver seus clientes de uma maneira exclusiva!