A garota do Rio conquistou o mundo! Anitta recentemente foi premiada com um prêmio VMA, da MTV norte-americana, sendo a primeira cantora latino-americana a receber uma premiação dessa. Nascida em Honório Gurgel, um bairro do Rio de Janeiro, a então Larissa cursou o ensino médio técnico em administração e estagiou na empresa Vale do Rio Doce. 

 

     Tudo começou quando ela desistiu do estágio e começou com um canal no Youtube onde compartilhava músicas e performances. Em 2010, foi chamada para participar de um projeto de funk chamado "Furacão 2000" e, a partir desse momento, começou sua história rumo à fama internacional. Entretanto, você deve estar pensando: por que estamos falando sobre a Anitta? 

 

     Além de uma artista talentosa, Anitta e sua equipe dominam a arte do marketing digital e análise de dados. Sua trajetória é pautada em muitas métricas, estudos e estratégias para que a carreira decolasse. A internet e as redes sociais têm papel fundamental nessa ascensão, pois nunca foi tão fácil chegar diretamente aos fãs e trabalhar o público-alvo! 

 

     Confira como a menina de Honório Gurgel conquistou o mundo com estratégias de marketing certeiras! 

 

O uso das redes sociais na estratégia de Anitta 

     A cantora lançou no TikTok um vídeo curto em que realizava sua famosa coreografia em que rebola deitada no chão com um trecho da música Envolver. O vídeo, então, viralizou e logo todo mundo estava utilizando os 15 segundos da música na tentativa de reproduzir a dança e isso seguiu por muitos dias.  

 

     Quando a própria música Envolver foi lançada, cerca de dois meses após a dança viralizar, as plataformas de áudio começaram a marcar resultados extraordinários da música, que em poucos dias alcançou milhares de players ao redor do mundo. Anitta e sua equipe trabalham muito com os dados de todas as ações que faz na internet. 

 

     Essa análise entrega à equipe base de informações suficiente para novas campanhas serem montadas. Com um marketing mais fluido, Anitta também publica posts no Twitter de maneira descontraída, mas que reforça seus lançamentos e ações. 

 

     Todo esse trabalho administrativo envolvendo marketing lhe rendeu o prêmio VMA.  

 

As principais estratégias utilizadas por Anitta 

     Anitta seguiu algumas etapas importantes para realizar seu projeto, como comentou a professora de marketing do Mackenzie de Campinas, Mariana Faria. Tais etapas podem ser adotadas por qualquer empresa, de qualquer setor para ter resultados tão bons quanto os da cantora. Veja a seguir. 

 

  • Clareza em relação às metas e objetivos 

     A carioca Larissa sabia, exatamente, onde gostaria de chegar. A partir disso, iniciou campanhas e trabalhos que a levaram a este caminho. 

     Seja no momento em que ela se tornou fluente em inglês e espanhol - para conquistar carreira internacional - ou quando ela investiu na própria carreira em meados de 2014. 

 

  • Tentativa e erro 

     Inicialmente, seu ritmo era o funk, no qual lançou diversos hits que entraram na cabeça dos brasileiros e não saiu mais. Todos se lembram do “show das poderosas”, certo? Porém, para tudo na vida, a tentativa e erro faz parte dos processos.

     Com isso, conseguiu migrar para outros ritmos facilmente, buscando as melhores parcerias e trabalhos. 

 

  • De olho no que é tendência 

     Anitta já estava à frente de muitos outros artistas quando conseguia identificar tendências no mundo da música, como as próprias ferramentas das redes sociais que as têm consagrado como grande artista. 

     Estar preparado para o futuro é o dever de qualquer empreendedor e não esperar que a concorrência apareça com alguma novidade para copiar. 

 

  • Storytelling 

     Sua vida interessa a muitas pessoas e ela soube utilizar isso com muita inteligência. Trabalhar narrativas interessantes e gerar conteúdo relevante auxilia no sucesso. Quanto mais as pessoas comentarem sobre sua marca na internet, mais ela ficará conhecida. 

     Anitta sabe muito bem o que soltar para a sua narrativa e quando, gerando interesse constante sobre suas ações. 

 

  • Marketing digital 

     O artista que não tiver uma equipe especializada em marketing digital terá dificuldades em se manter nos holofotes. Conteúdo, vídeos, fotos, stories, tudo isso gera engajamento e é muito útil durante lançamentos. 

 

Faça o seu planejamento! 

     Assim como a Anitta, a sua empresa também pode chegar ao sucesso utilizando estratégias digitais efetivas e necessárias. Sabe como? 

     A Punto tem um time especialista em todas as ações feitas pela Anitta e pode fazer o mesmo por você e sua empresa, por este motivo, entre agora mesmo em contato e faça um orçamento. 

 

     Bombe na internet e nos resultados e seja a Anitta da sua vida!