O brasileiro gosta de se comunicar de maneira instantânea pelas redes sociais e não é de hoje. Podemos lembrar do sucesso que o extinto MSN fez ao promover envio de mensagens instantâneas para qualquer pessoa que estivesse conectada.
Naquela época, a tecnologia ainda estava distante de criar dispositivos móveis eficazes e com tantas opções de funcionalidade, como temos agora. O WhatsApp, aplicativo de mensagens simultâneas, é um sucesso do país e garante muito mais que uma boa conversa.
Muitos usuários começaram a atribuir ao aplicativo outras funções cotidianas, o que se tornou uma revolução no âmbito das comunicações na era moderna, inclusive em seus empregos e serviços.
Para entender melhor como um aplicativo pode melhorar a produtividade da sua empresa, continue a leitura até o final!
Confira!
O uso do Whatsapp como ferramenta para conquistar mais clientes
Este aplicativo pertencente ao grupo Meta e ganhou espaço no mundo corporativo brasileiro de uma forma sem precedentes. Através das suas funções de comunicação, as pessoas podem conversar simultaneamente, enviar fotos e vídeos com a mesma agilidade, realizar chamadas de voz e vídeo, realizar pagamentos e ainda compartilhar arquivos.
Tudo em questão de segundos.
Por este motivo, o mercado B2B reconheceu a necessidade de renovar suas técnicas de comunicação e absorver o aplicativo mais popular do mundo. Para confirmar a intensa identificação com suas características, criou-se uma vertente do WhatsApp, o WhatsApp Business, voltado totalmente às marcas.
O que é o WhatsApp Business
O WhatsApp Business é um aplicativo voltado para o comercial, criando uma possibilidade da empresa se aproximar melhor do cliente e trabalhar com o lead algumas estratégias dentro da Jornada do Cliente.
Para isso, ele garante as funcionalidades habituais do aplicativo original e acrescenta alguns recursos a mais para oferecer opções diversas de personalização no atendimento das organizações.
Conheça os recursos adicionais!
Informações sobre a empresa
No WhatsApp Business é possível adicionar as informações mais importantes da empresa e deixá-las disponíveis para qualquer cliente que entre em contato com a marca. Dentre essas informações, podem constar: endereço, telefone, horário de funcionamento, quantidade de lojas e outros contatos.
Esse recurso auxilia na comunicação com o cliente que, com um único clique, pode acessar o perfil da marca e verificar as informações mais importantes, como horários, por exemplo.
Catálogos
Neste aplicativo, foi adicionado um recurso em que é possível anexar imagens para todos que entrarem no perfil. Os catálogos ficam disponíveis para visualização o tempo que for necessário.
Permitir o acesso ao menu e valores sem a necessidade de contato prévio é muito vantajoso e produtivo.
Link Curto
O próprio aplicativo oferece a possibilidade de redução de links, para facilitar a transferências de dados durante uma conversa on-line.
Além de garantir discrição e segurança aos links gerados, essa ferramenta pode ser aplicada com outra: a mensagem aumentada.
Etiquetas
Com esta ferramenta, é possível distribuir etiquetas às conversas do WhatsApp e através das cores definir suas categorias. É uma ideia excelente para organizar o atendimento e agilizar as soluções.
Copywriting para melhorar a vendas no WhatsApp
A Copy é um texto persuasivo desenvolvido para atrair clientes dentro de seus segmentos de interesse. Utilizando storytelling, gatilhos mentais e outras ferramentas de prospecção, é possível trabalhar com um leque de possibilidades dentro do aplicativo.
Com estes passos a seguir, você pode montar uma estratégia eficaz para prender e conquistar o cliente:
- Defina sua persona: dessa forma, você personaliza o atendimento para o seu nicho de atuação, conferindo uma linguagem mais conectada com o público;
- Trace os caminhos do seu funil de vendas: ao definir os passos do lead dentro da sua estratégia, você pode aplicar o WhatsApp em etapas importantes para o contato direto;
- Faça um script de vendas: após criar um modelo de atendimento personalizado, aplique nos próximos contatos para saber se está resultando em mais vendas e fidelidade do cliente.
Explore o WhatsApp
Se você atua com o modelo de negócio B2B, busque explorar as ferramentas para se aproximar dos departamentos das empresas clientes. Ter um contato direto e instantâneo com os representantes é uma excelente jogada.
Utilize o aplicativo para construir uma relação de confiança com o cliente e oferecer um atendimento de qualidade. E se você deseja aprender mais sobre a relação do B2B e o WhatsApp fique de olho nas nossas dicas e novidades!