Saber o que as pessoas mais procuram quando entram em seu site, pode ser um diferencial na hora de vender mais.

Investir em estratégias de vendas e segmentação também são ótimas oportunidades de crescimento para o seu negócio. Veja algumas dicas a seguir

Em 2017 o aumento de vendas em E-commerce foi significante. Foram 15% a mais que nos últimos anos. Um exemplo notável foi o último Black Friday, que em função da expansão de vendas via on-line, o faturamento do e-commerce cresceu em 10,3% em relação ao último ano. Esse avanço é cada vez mais motivado em função dos progressos tecnológicos e das campanhas de marketing digital.

E se você possui um e-commerce e quer fazer parte dessa estatística, confira os passos importantes que preparamos para você obter o sucesso de vendas em 2018.

Leia também: 3 Passos para vender mais em seu site 

  1. Conheça os principais responsáveis por atrair compradores:
  • Oferecer preço competitivo e diferenciado juntamente com ótimas opções de pagamento.
  • Credibilidade: Os consumidores procuram por uma loja confiável para comprar on-line o produto desejado. E encontrar uma que tenha medalha Ebit, pode influenciar na sua decisão de compra.
  • Possuir Política de Frete: Dado importante! 25% das pessoas desistem da compra em função do valor do frete. É importante ser 100% claro com seu cliente quando o assunto é frete. Exemplifique como será feito o processo de entrega, para que ele visualize antes da compra e gere mais confiança. Inserir o contador dinâmico (5 minutos para comprar) limitando o tempo do frete grátis influencia na decisão de compra.
  1. Planeje promoções reais e atrativas:
  • Prepare promoções e descontos atrativos em datas sazonais/comemorativas. Geralmente são nessas datas que as pessoas procuram por presentes e valores que caibam em seu orçamento. Monte um calendário (páscoa, natal, dia das mães, dia dos namorados). Exemplo: procure oferecer descontos acima de 2%, pois esse valor não é atrativo aos olhos dos consumidores. Invista em layouts especiais para essas datas, conquiste seus clientes com um visual diferenciado.
  • Pense em promoções e conteúdos exclusivos para quem já realizou compras em seu e-commerce. Ofereça promoções diferentes e descontos maiores do que para os demais públicos. Essas ações te ajudarão a reter os seus reais clientes.

Dica! Coloque uma promoção com o frete grátis acima de R$ 90. Já os itens da promoção você pode inserir um valor menor, como por exemplo, o valor de R$ 80. Assim você induzirá a pessoa a comprar mais de um item para garantir o frete grátis. Ou então, você pode promover a assinatura para o frete grátis, quem compra mais vezes ao ano ganha o frete grátis.

Crie também faixas de promoções ou escalas, como por exemplo: Nas compras até R$ 100 ganhe 10% de desconto, nas compras acima de R$ 200 ganhe 20% de desconto e nas compras acima de R$ 300 ganhe 30% de desconto. Assim você aumenta as suas taxas de conversão.

  1. Estabeleça um prazo de entrega que o seu negócio poderá cumprir:
  • Se possível tente estabelecer um prazo maior, assim, se a mercadoria chegar antes você irá surpreender o seu consumidor. É interessante utilizar um prazo de 5 a 8 dias.
  • Também tenha uma opção de entrega rápida independente do preço. E diferencie a entrega grátis (6 a 20 dias) da entrega expressa (de 4 a 8 dias). O ideal é possuir uma entrega rápida de 2 dias, depois uma de 8 dias e a próxima de 20 dias. Datas que tenham um espaço de tempo significante é importante para valorizar o seu frete grátis e vender como um diferencial.
  1. Analise periodicamente os seus indicadores:
  • Procure medir quais são as ações das pessoas dentro do seu site. Assim você poderá ir otimizando o seu site e avaliando se as estratégias de venda estão corretas, bem como, o público que você direciona o seu conteúdo.

Quais pontos devem ser analisados: Taxa de visitantes; Número de vendas; Valor de vendas.

  1. Identifique de quais canais estão vindo as vendas:
  • Os principais canais que seu negócio deverá analisar são Google Adwords, postagens pagas em redes sociais (Facebook e Instagram), campanhas de e-mail marketing, acessos diretos ao sites e busca orgânica no Google. Essa análise é necessária para saber se você está tendo o retorno correto (ROI) e se está investindo no canal certo.

Conheça indicadores mais relevantes:

  • Indicadores que apontem uma tendência;
  • Os que levam a uma tomada de decisão (de compra);
  • Os que evidenciem uma hipótese;
  • Os que respondem uma dúvida do negócio.
Atenção! Procure evitar o achismo, respostas prontas e fórmulas de outros, pois cada negócio possui as suas particularidades. Por isso é importante realizar estudos e ficar atentos aos canais.

Ficou com alguma dúvida sobre as nossas dicas? Quer saber mais formas de vender mais em seu E-commerce? Entre em contato. Teremos prazer em te ajudar a entender mais sobre esse universo.

Quer saber como otimizar seu site:  07 FORMAS DE MELHORAR SEU SITE