Interligar estratégias de marketing online e offline é uma dúvida que muitas vezes incomoda os empreendedores.

Quais são os melhores veículos ou mídias? Para esclarecer é necessário observar algumas características do negócio e seu público.

Uma dúvida que faz parte da vida de muitos empreendedores é: qual vale mais a pena investir? No Marketing Online ou no Marketing Offline? A verdade é que ambos são diferentes e possuem suas vantagens e desvantagens, dependendo do seu foco de atuação no mercado. E muitas vezes, para gerar resultados, as empresas utilizam as estratégias interligadas.

Mas será que isso traz resultados? Devemos utilizar as mídias on e off interligadas?

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Não existe uma fórmula pronta para saber qual é o mais adequado para cada caso, por isso, é preciso conhecê-los e aplicá-los de acordo com a sua necessidade e com o público que você deseja atingir.

Para ajudar a esclarecer!

O que é mídia online? A mídia online é composta por todos os tipos de anúncio que necessitam da internet e de ferramentas digitais para serem visualizadas. Hoje existem diversos meios de comunicação que possibilitam anúncios online como Facebook, Google, Youtube, Instagram, Twiter e muitos outros.  E a tendência é que ocorra um aumento na variedade dessas mídias.

Quais são as vantagens? As principais vantagens que as mídias sociais têm sobre as mídias offline são o baixo custo onde você pode, por exemplo, investir R$ 2,50 por dia em um anúncio de Facebook, o que se torna muito acessível para todos estarem presentes nas redes sociais alcançando um público de alcance maior.

Outra vantagem competitiva é a seleção do público alvo, onde você define para quem a rede social irá entregar o conteúdo. Por exemplo, você tem um negócio de venda e locação de vestidos de noivas, então você pode selecionar apenas mulheres, com status de relacionamento noivas com determinada renda familiar que residam na sua cidade ou região.

O mais legal disso tudo é que esse público se atualiza todos os dias. Por exemplo, hoje a Julia ficou noiva e trocou o seu status de relacionamento no Facebook, então a Julia que não estava no público alvo até então, passa a estar.

Um ponto que precisa ser observado nisso é que o Facebook, o Instagram, o Google e todas as redes sociais são um negócio e como as demais empresas o objetivo principal dele é o lucro, então não adianta fazer campanhas por fazer, se você não possui um conhecimento mínimo sobre campanhas pode rasgar dinheiro com muita facilidade sem atrair nenhum cliente.

O que é mídia offline? O marketing offline é a forma mais tradicional de marketing e consiste no uso de diversas ferramentas para a promoção e propagação de produtos e serviços. Como por exemplo, a utilização de panfletos, folders, propaganda impressa em revistas e jornais, envio de mala direta, propaganda em rádio e televisão, organização de eventos, ações no ponto de venda, entre outros.

Quais são as vantagens? Alcance de um determinado público, reforçando as ações usadas nas mídias online. Portanto, a televisão e o rádio continuam sendo formas eficazes de alcançar alguns públicos diferentes. A credibilidade das mídias tradicionais também é um diferencial. Associar a sua marca a esse tipo de veículo pode ser extremamente interessante para os seus resultados.

Dica! É necessário que você conheça o seu público e saiba exatamente qual tipo de mídia e comunicação eles consomem para conseguir bons resultados.

Sabe o que é melhor? Quanto mais integradas às estratégias forem, melhor será para suas campanhas. Você pode fazer um mix entre ambos, ou seja, seu marketing online pode ser o suporte do offline ou vice-versa, é interessante as estratégias de uma campanha complementar a de outra. Só é preciso parar e pensar em como usar os dois canais de forma consistente.

Daqui alguns dias iremos enviar um case das Lojas DC, o qual a Punto uniu o dois meios e foram alcançados bons resultados. Para que você possa se inspirar e fazer também.

Fazer com que sua empresa trabalhe com as duas estratégias de marketing de forma alinhada é extremamente importante para dar mais confiança aos seus clientes, gerar mais conversão e aumentar suas vendas.

As duas opções de mídia são eficientes e podem ajudar a sua empresa a conquistar os seus objetivos.  É necessário avaliar as características de cada uma dessas mídias e escolher aquela que ajudará você a conquistar os desafios de sua organização. Ficou com alguma dúvida sobre qual mídia pode ajudar a sua empresa? Escreva a sua pergunta em nossos comentários ou nos mande um e-mail. Teremos prazer em ajudar você a escolher a melhor estratégia de marketing para a sua empresa. SITE | FACEBOOK | INSTAGRAM