No marketing digital fazer testes e acompanhar métricas são parte vital do trabalho. Aprenda neste artigo quais são a principais métricas de atração que vale a pena seguir para gerar melhores resultados.

No marketing digital, os dados analíticos de atração devem ser analisados constantemente, pois é na fase de atrair visitantes onde começa o relacionamento com os potenciais clientes.

Quando são bem utilizadas, as métricas de atracação podem ser excelentes aliadas, capazes de mostrar onde estão se cometendo alguns erros, indicando ações para corrigi-los e desvendando oportunidades valiosas para a sua estratégia online.

Entender como usar as informações oferecidas por elas facilita a otimização de atração de novos visitantes, e permite acompanhar de forma mais fácil o número de pessoas que chegam até os canais de marketing.

Quer conhecer as principais métricas de atração no marketing digital e começar a mensurar resultados de forma mais assertiva? Conheça algumas a seguir!

  • Número total de visitas:

Usado em conjunto com outras métricas, o número total de visitas é de grande ajuda para identificar como anda seu poder de atrair o público.

Uma boa prática é rastrear o número de indivíduos que visita seu site durante o mês. Anote as tendências nos dados demográficos dos seus visitantes, assim como o aumento do tráfico em certas áreas geográficas.

Embora pareça um indicador simples, esse número oferece uma boa ideia do alcance do seu negócio na internet, pois você consegue saber quantas pessoas tem acesso aos seus conteúdos diariamente. Quanto mais visitas o seu site recebe, maiores são as oportunidades de aumentar as vendas.

Acompanhar este indicador e trabalhar para incrementar o número de visitas é chave para qualquer negócio que procure o sucesso em internet.

Para determinar esse dado, você pode utilizar qualquer ferramenta de análise que conte com esse recurso, exigindo somente sua atenção aos relatórios.

  • Número de visitantes recorrentes

O número de visitas recorrentes é um dado mais específico que o número total, pois analisa somente as pessoas que entraram no seu site e decidiram voltar depois.

Quanto mais visitas recorrentes melhor, pois isso é um sinal de que as pessoas estão gostando do que encontram no primeiro acesso, e desejam voltar outras vezes.

Os usuários recorrentes são fundamentais para o sucesso do seu negócio, proporcionando indicadores positivos como aumento do tempo da visita no site, aumento das visualizações da página, diminuição da taxa de rejeição, aumento da taxa de retenção, entre outros.

Observe a proporção de visitantes recorrentes com o passar do tempo para ver se o seu conteúdo está fazendo efeito. Se notar que com o passar dos meses que o número só aumenta, o conteúdo novo está indo bem. Caso contrário, reavalie o material para que consiga melhores resultados.

Para medir esse aspecto também basta observar os relatórios da sua ferramenta favorita, junto com o total de acessos.

  • Tráfego em dispositivos móveis

Agora, mais do que nunca, esse aspecto precisa ser considerado por todos os envolvidos com marketing digital.

Acabou o tempo em que a maioria das pessoas usavam a internet em computadores de mesa ou notebook. Hoje, os tablets e smartphones são a regra! Para acompanhar essa realidade, seu site deve ter um design responsivo, ou com versão mobile, pois permitem ganhar maior tráfego.

Reconhecer os comportamentos dos usuários através dos dispositivos móveis é fundamental para a elaboração de estratégias ajustadas as necessidades da sua marca.

O tempo de permanência no site, o sistema operativo preferido, o tipo de navegador utilizado, e o conteúdo que o usuário prefere consumir em sistemas móveis, comparado com aquele que consome em computadores de mesa, são indicadores interessantes para serem mensurados.

  • Conteúdo compartilhado

É verdade que muitas pessoas compartilham material que não consumiram, mas ainda essa é uma métrica valiosa, pois quanto mais pessoas verem o conteúdo do seu site, maiores são as oportunidades de clicarem a aproveitarem o material preparado.

Compartilhar conteúdo também pode indicar que você fez um bom trabalho na produção do texto, ou que pelo menos chamou a atenção do usuário.

Existem muitas formas de medir o volume de compartilhamentos.

Todos eles identificam quantas pessoas compartilharam, quantos cliques foram feitos com base nesses compartilhamentos, e uma série de outras informações relevantes.

Quando se trata de atrair ao público, a chave é medir cada atividade cuja intenção seja aumentar a visibilidade do seu negócio e os compartilhamentos da sua audiência.

Acompanhando as métricas de atração é possível validar seus esforços com mais precisão e manter sua estratégia em dia, conquistando resultados cada vez melhores.

Sobre a Punto

Na Punto somos especialistas em desenvolver estratégias de Inbound Marketing, criar conteúdo de qualidade, e ajudar às empresas a se inserir no meio digital.

Mensuramos os resultados de nossos clientes acompanhando diversas métricas do mercado digital, ajustando as estratégias de comunicação online para concretizar resultados significativos.

Seu negócio precisa ajuda para ganhar mais visibilidade e gerar mais engajamento com os consumidores? A Punto pode lhe ajudar.

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