Conheça aqui as vantagens da ferramenta Google Trends!
Está preparando um anúncio para sua campanha de marketing e não tem certeza se ele é relevante? Tem um artigo pronto para ser publicado, mas não sabe se usou as palavras-chave certas? O Google pode te ajudar!
Google Trends é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google, que compara a popularidade de busca de palavras ou frases, identificando o nível de pesquisa por um determinado termo (keyword) durante um período de tempo.
A ferramenta mostra as buscas mais populares feitas ao redor do mundo, e as classifica por países. Toda essa informação, além de ser muito interessante (e divertida), tem diversas aplicações. E o melhor de tudo é que é completamente gratuita!
Quais são as vantagens do Google Trends?
Apesar de não ser umas das ferramentas mais conhecidas do Google, vale a pena dar uma olhada, se familiarizar com ela e aproveitar todo seu potencial. Estas são algumas das vantagens que ela oferece:
- Proporciona um entendimento das tendências de pesquisa mais fortes do momento, assim como das que vão crescendo com o tempo, informação que pode ser usada a favor da estratégia de marketing da sua empresa;
- Mostra a popularidade relativa de diferentes termos de busca, classificada pelo Google em uma escala de 0 a 100 (onde 100 representa o número mais alto em relação a um termo ou palavra-chave);
- Além de ser gratuita, seu uso é muito simples e intuitivo. A informação aparece de uma maneira visual e fácil de compreender. Porém, o ideal é experimentar e aprender a usá-la de forma adequada.
Como funciona Google Trends?
Quando você ingressar na ferramenta, a primeira coisa que verá é um resumo das tendências mais fortes no seu país. Isto permite ter um panorama geral dos assuntos mais relevantes do momento na sua região.
O segundo passo é ingressar um termo ou assunto que você deseje pesquisar no buscador, e de forma automática aparecerá um gráfico de pico com as tendências de busca a nível mundial para este termo nos últimos 12 meses.
O eixo horizontal representa o tempo, enquanto o vertical representa a frequência com que esse termo é procurado.
Se você desejar, é possível pesquisar até 5 termos de busca para comparar entre eles. Abaixo do gráfico, poderá identificar os países onde mais é procurado cada um desses termos. Além disso, você pode clicar no país que desejar e ver as buscas em cada região e cidade.
Além de toda essa informação, aparecem as consultas relacionadas e sua popularidade, sendo possível determinar aquelas que são tendência e as que estão em aumento.
Outras possibilidades proporcionadas pela ferramenta é otimizar sua busca no menu principal, onde aparece a opção de selecionar países específicos, períodos de tempo (desde 2004 até as buscas realizadas na última hora), categorias (ciência, compras, esportes), e tipo de buscas (imagens, notícias, web, Google Shopping ou YouTube).
No canto superior direito de cada gráfico aparece um ícone que permite fazer download, incorporar ou compartilhar as informações.
O buscador da plataforma também facilita informações sobre alguns assuntos populares no mundo tudo, como os Jogos Olímpicos ou as eleições presidenciais dos Estados Unidos. Se você visitar a seção “Mais pesquisados”, encontrará o resumo das tendências mais importantes do ano anterior.
Como usar o Google Trends na estratégia de marketing digital do seu negócio?
- Para fazer Newsjacking
Essa estratégia está baseada em estar atento aos eventos mais relevantes do momento para criar conteúdo atual que se compartilhe de forma rápida. A técnica pode ser aplicada sempre e quando aconteça um fato especialmente noticioso. Um evento esportivo relevante, como a Copa do Mundo ou as Olimpíadas, ou um desastre natural são alguns exemplos.
- Para pesquisar a popularidade de um assunto a nível local
Isto pode ser útil se você quer começar um negócio, se está pensando em novas ideias para novos produtos ou se quiser expandir seu negócio a outras regiões.
- Para avaliar a saúde da sua marca
Compare a popularidade da sua marca no Google Trends em relação aos seus concorrentes. Infelizmente, essa opção não aplica para marcas ou empresas de todos os tamanhos, pois o nível de busca deve ser representativo o suficiente para aparecer na plataforma.
- Para descobrir intenções de compra
Você pode fazer isto selecionado a opção Google Shopping nas alternativas de busca.
- Para buscar palavras-chave
Faça-o com ajuda do Keyword Planner do Google ou outras ferramentas de busca. Quando você tenha selecionado suas palavras-chave poderá avaliar sua popularidade e compará-las usando Google Trends.
- Para encontrar ideias que facilitem a criação de conteúdos relevantes e populares
Pesquise de que estão falando as pessoas, qual é o interesse da sua audiência e que assuntos estão ganhando importância no nicho do seu negócio.
Definitivamente, o Google Trends pode ser um grande aliado para o sucesso do seu negócio, permitindo direcionar de forma mais eficiente suas estratégias de marketing. Através dessa ferramenta é possível ganhar mais eficácia nos anúncios publicados no Google, otimizar o catálogo de uma loja online e melhorar o posicionamento de um blog corporativo.
Aqui na Punto conhecemos todo o potencial que o Google Trends tem para oferecer! Por isso, desenvolvemos ações digitais efetivas que posicionam à sua empresa nos motores de busca e a tornam mais visível.
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