Quer saber como utilizar esta importante ferramenta? Continue lendo este artigo!

Conhecidas também como páginas de aterrizagem ou de conversão, as LP são amplamente utilizadas em estratégias de marketing digital, pois costumam ter altas taxas de conversão. 

As landing pages são uma das ferramentas que não podem faltar nas estratégias de marketing online. Sua tradução literal, “página de aterrizagem”, define toda página que um usuário acessa para entrar em um site. Desde este ponto de vista, uma LP poderia ser qualquer página web.

Porém, no marketing digital, este termo tem um sentido um pouco mais restringido, sendo considerada como uma página especificamente pensada para gerar mais conversão, focada em um único objetivo e com uma estrutura e características técnicas particulares.

De modo geral, elas contêm menos elementos e links do que a homepage de um site normal. Por que? Porque as LP têm apenas um propósito: conseguir a conversão do usuário, logo depois de ele fazer a visita no site.

Se quiser saber como funcionam as LPs e por que têm um papel relevante nos processos de vendas de produtos e serviços na internet, não perca a seguintes informações!

Para que servem as LPs?

As landing pages estão muito focadas à conversão, ou seja, à etapa final da compra. Utilizando CTAs (call to action) elas tentam atrair e convencer os usuários a comprar, preencher um formulário ou fazer uma reserva, por exemplo.

Precisamente por isso, elas devem se utilizadas em campanhas de marketing específicas e não para toda uma web, pois nem todos os usuários que chegam a uma página web estão na mesma fase do processo de compra.

Um dos usos mais comuns, e onde gera bons resultados, é em campanhas de Google Ads e Facebook/Instagram Ads. Usuários chegam através da busca de determinadas palavras chave que ativam as campanhas e respondem aos produtos ou serviços divulgados na LP. Portanto, existe um claro interesse de compra.

Elas também podem ser empregadas para ofertas ou promoções especiais, lançamentos de novos produtos ou serviços e para promover a participação em feiras ou eventos.

Dependendo da etapa do funil de venda onde se encontre o usuário, as LPs podem atraí-lo como contato ou captá-lo como lead para conhecer os produtos ou serviços de uma empresa. Depois disso, através de métodos específicos para cada etapa da jornada, o potencial cliente é conduzido até sua conversão final.

Uma LP altamente eficiente é aquela que consegue convencer ao usuário de escutar a proposta de valor da sua empresa, instigando-o a agir rapidamente.

Enfim, as LPs servem principalmente para gerar leads ou contatos, e consequentemente gerar tráfego na web. Esses leads serão utilizados depois nas estratégias de marketing digital, seja em campanhas de Inbound Marketing ou de e-mail marketing.

Quais características devem ter este tipo de páginas?

  • As LPs devem ter um objetivo único, claro e específico;
  • O menu de navegação da web é eliminado para evitar que os usuários fiquem perdidos;
  • Elas devem ter um tempo de carregamento rápido. O usual é criá-las com programas específicos como Unbounce ou Hubspot, porém o mais eficiente é programá-las diretamente com HTML;
  • A URL deve estar otimizada com palavras-chaves das campanhas de Google Ads.

Estrutura de uma landing page

A estrutura de uma LP deve estar pensada na conversão. Portanto, as mensagens e argumentos de venda devem ser claros e focados nos benefícios, incluindo elementos de confiança para persuadir aos potenciais clientes, tais como depoimentos ou números da empresa.

Nesse sentido, uma landing page deve ter:

  • Cabeçalho: com alguns elementos gráficos e frases curtas e diretas.
  • Frase de destaque: ela dever se corresponder com o anúncio e com as palavras-chave que levaram ao usuário até ali. A proposta de valor da sua empresa deve estar clara nesta primeira parte.
  • Benefícios: devem ser explicados de forma breve e em formato de lista. Você pode incluir dados se achar relevante.
  • Formulários: inclua os campos mínimos necessários, assim como um CTA persuasivo que leve à ação.
  • Elementos de confiança: depoimentos de clientes, missão da empresa, números da companhia ou dados de contato podem ser utilizados.

Lembre-se que em uma LP cada elemento deve estar pensado e otimizado no mais mínimo detalhe, tanto no design e na programação quanto na redação do texto.

Afinal das contas, trata-se da fase final da conversão, onde um pequeno erro pode por em risco uma venda ou lead. Porém, quando bem feitas, são uma ferramenta de marketing e vendas realmente efetiva.

Na Punto conhecemos o potencial que as LP proporcionam nas estratégias de marketing online. Por isso, ninguém melhor do que nós para desenvolver landing pages otimizadas, que atraem e convertem usuários interessados no seu produto ou serviço.

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