Muitas vezes acontece de os empreendedores terem a cabeça cheia de dúvidas na frente dos compradores e não se arriscarem na hora de vender. Conheça aqui 5 técnicas infalíveis para se conectar melhor com seus potenciais clientes e bater o martelo.

O fechamento de vendas é uma fase chave no ciclo de compras, na qual o vendedor enfrenta o desafio de influenciar a decisão do cliente.

Neste momento, é fundamental seguir uma estratégia, na qual a Escuta Ativa é crucial para conhecer a postura do potencial cliente em relação ao produto.

Os melhores vendedores não deixam escapar nenhum detalhe, pois conhecem todos os passos e o caminho que devem percorrer para melhorar cada etapa do ciclo de vendas.

Sendo assim, existe alguma receita mágica para vender mais, sem esforço aparente?

A reposta é não!

Para fechar mais vendas é preciso conhecer e aplicar as técnicas adequadas em cada momento, complementando-as com o uso de tecnologia e aplicações comerciais, que ajudem conhecer o usuário, compreender suas necessidades e ser capaz de ajudar a satisfazer suas demandas.

Pensando nisso, separamos 5 técnicas de fechamento de vendas que realmente funcionam, para ajudar você a oferecer uma atenção mais personalizada aos seus clientes, e aumentar suas possibilidades de sucesso.

Aproveite e confira!

  • Ouça atentamente

Geralmente o comprador nunca vai se mostrar ansioso para fechar o negócio. Pelo contrário: ele vai tentar disfarçar o quanto ele precisa da solução que você está oferecendo.

Aqui deve ser usada a técnica da Escuta Ativa. Ela consiste em ouvir atentamente o que o cliente tem a dizer, fazendo gestos e sinais para que continue expressando suas ideias, e tentando perceber se ele está realmente interessado.

Inclinar-se para a frente, olhar nos olhos, ter seus papéis e mãos pode indicar interesse. Braços cruzados, cara fechada e boca cerrada podem ser sinais negativos.

  • Reforce a oportunidade de comprar

Independente de seu produto ou serviço, uma coisa é certa: você deve se valorizar!

Transforme seu produto em algo de valor para o cliente e faça com que ele entenda que fechar o negócio com você representa uma oportunidade única.

Preste atenção no seguinte exemplo:

Um homem entra em uma loja de artigos de pesca. Pensa em comprar um equipamento, mas apresenta uma objeção. O vendedor, valorizando o produto, responde: “temos poucas unidades desse equipamento no estoque, pois se trata de um produto exclusivo. Se você comprar agora, vai aproveitar uma super oportunidade”.

É assim que funciona!

  • Seja empático

Seja empático com o entusiasmo que o cliente sente perante a possibilidade de efetivar a compra. Não seja frio nem distante, embora para você seja uma venda a mais.

A emoção não é só contagiosa, mas também se acumula no ambiente. Seu entusiasmo complementa a do cliente, e cria um clima propício para um fechamento bem-sucedido.

  • Conduza o fechamento

Se você quer que a negociação flua direto para o fechamento, você deve encarar as objeções com muita autoconfiança.

Para isso, explique de forma detalhada as vantagens e benefícios das soluções que você oferece.

Em paralelo, você pode fazer perguntas que projetem situações hipotéticas, para que o potencial cliente imagine quais decisões tomaria em caso de realizar a compra. Alguns exemplos de perguntas são:

“Se você comprar este produto, o usaria apenas com seus amigos ou também com seus filhos?”, ou “onde vai instalar seu novo equipamento?”.

O legal desta dica é que o comprador não se sente pressionado, apesar de sua mente ir tomando pequenas decisões que vão influenciar sua decisão de compra.

  • Mostre as consequências de não fechar o negócio rapidamente

Outra forma de chamar esta técnica seria gerar urgência.

É claro que a ideia não é criar um desconforto com o cliente, mas sim é preciso deixar claras as consequências de não adotar sua solução o quanto antes.

Perguntas como:

  • O que acontecerá se você não adquirir esta solução hoje?
  • Quais são as consequências de postergar sua decisão?
  • Quanto custa para sua empresa esperar mais?

Fique atento à linguagem corporal do cliente e saiba analisá-las!

  • Fique em silêncio no momento certo

Quando for formular a pergunta de fechamento, permaneça em silêncio enquanto o cliente estiver tomando a decisão.

Se você o interrompe, rompe o fio de pensamentos e o tira do modo comprar, o que obriga a começar novamente o ciclo de vendas.

Você sabia que no mundo dos negócios quem fala primeiro perde?

Não se esqueça disso na hora da negociação!

Estude estas dicas e faça com que a equipe comercial da sua empresa as aplique. Temos certeza de que seu processo de venda se tornará mais fluído e os fechamentos só aumentarão.

Esperamos que este artigo tenha sido de utilidade, e se depois de ler ele você perceber que precisa de ajuda aí na sua empresa, não tenha dúvidas em contatar com a Punto.

Estamos prontos para lhe atender!

Fale com um consultor da Punto agora!