Descubra neste artigo dicas e estratégias para fomentar a criatividade e se tornar uma fonte inesgotável de ideias. Experimente!

Para se sentir inspirado, Steve Jobs acostumava se sentar no vaso e colocar seus pés em uma vasilha com água. No entanto, Yoshiro Nakamatsum, inventor do disquete, gostava de mergulhar profundamente na sua banheira, até que seu cérebro ficava sem oxigênio, e depois escrevia suas ideias em um caderno a prova de água.

É certo que estas ideias podem ser um pouco esquisitas, mas existem outras estratégias que fomentam a criatividade e que podem ser aplicadas por qualquer um.

Conheça a seguir 12 hábitos que podem mudar a forma em que você se relaciona com a criatividade.

Confira!

  1. Escreva todas as ideias

Com certeza você já teve uma ideia fantástica em uma momento pouco adequado.

O ruim disto é que as ideias boas são esquecidas com muita facilidade, e a memória não é uma boa aliada nestes momentos.

Se você deseja desenvolver a criatividade, se acostume a levar sempre um pequeno caderno e uma caneta para escrever todas as ideais que surjam.

Se você não gosta de cadernos, não há desculpas: vivemos na era dos telefones inteligentes e existem um monte de aplicativos que você pode usar. Trello, EverNote, bloco de notas, áudios, enfim, tudo serve.

Importante: nunca apague suas ideias, embora você ache que elas não são boas. Conserve tudo! Uma ideia que hoje parece ruim, pode se tornar uma genialidade amanhã.

  1. Faça algo que lhe apaixone

Para criar conteúdo interessante e ter boas ideias, você não precisa ser um expert, só falta ter paixão pelo que faz.

Se o assunto no qual você deve trabalhar não lhe interessa, será complicado criar conteúdo original e de qualidade de forma constante. Mas, se você gosta da temática, o fluxo de ideias chegará de forma fácil.

  1. Identifique seu momento mais criativo

Quando pensamos em como fomentar a criatividade, às vezes esquecemos da importância de conhecer nossos melhores momentos.

Da mesma forma que não somos tão produtivos em certos horários quanto em outros, a criatividade também não permanece intacta ao longo do dia.

Comece a observar sua rotina e analisá-la, identificando quando o fluxo de ideias é maior.

Se você conseguir identificar seus momentos mais criativos e reservar as tarefas que requerem mais desta habilidade para esse período, você poderá romper mais facilmente seu bloqueio e gerar ideias incríveis.

  1. Fique por perto dos melhores

Desenvolver a criatividade está ligado às fontes de conteúdo que você consome. Se você apenas lê conteúdo de bons autores (aqueles que lhe inspiram e que admira) de forma subconsciente melhorará seu processo criativo.

Se consome conteúdo de qualidade escassa, você não estará ajudando para nada a sua criatividade.

Além de ler bons conteúdos, é essencial consultar muitas fontes. Muitas, muitíssimas! Por que? Porque quanto mais fontes você conheça, mais fácil será ter seu próprio ponto de vista e ser mais original.

  1. Aplique um pouco de matemáticas

A criatividade também envolve um pouco de matemática. Não acredita?

Nós te explicamos:

Segundo o escritor e empreendedor James Altucher, existem duas grandes estratégias na hora de desenvolver a criatividade: a soma e subtração de ideias.

Soma de ideias: escolhe uma ideia e tire 10 mais a partir dela. Depois, tire 10 mais por cada nova ideia que tenha surgido. Imagina a explosão de criatividade?!

subtração de ideias: você gostaria de fazer alguma coisa, mas acha que é impossível? Foque na razão pela qual você acredita que não é possível, elimine essa razão da equação e busque a forma de tornar essa ideia em realidade.

  1. Viva novas experiências

Sair da zona de conforto e se expor a situações novas potencializa o desenvolvimento da criatividade.

Uma boa forma de seguir este conselho é viajar. Quando você conhece novos lugares e culturas, aprende novas formas de enfrentar os problemas.

  1. Conecte ideias

Consiste em escolher duas ideias que não tem relação aparente entre si e buscar a forma de unificá-las.

Este exercício ajudará você a estabelecer novas conexões de ideias e desenvolver a capacidade de analisar desde novas perspectivas e visões.

  1. Durma

Está comprovado: a falta de descano mata a criatividade, literalmente.

Descansar é um arma para desenvolver o processo criativo.

Ao dormir, se reduz o nível de estresse, facilitando o acesso à informação do subconsciente, o que gera novas conexões de ideias.

  1. Mantenha-se relaxado

Da mesma forma que dormir ajuda no desenvolvimento da criatividade, você também precisa se sentir relaxado e descansar.

Uma boa ideia é praticar a meditação, mas qualquer outra atividade pode servir.

O importante: ter um tempo para acalmar os pensamentos e pausar as obrigações constantes.

Você sabia que 72% das pessoas têm boias ideias depois de tomar banho?

Isto porque a água quente é relaxante e libera dopamina, um estimulante da criatividade.

Mesmo que você seja empreendedor e tenha uma lista interminável de tarefas, você também precisa de férias, deixar de lado o trabalho e ter mais tempo para repor energias.

  1. Faça exercícios

O movimento favorece a aparição de novas ideias.

O aumento do fluxo sanguíneo no cérebro produzido pelo esporte e a carência de estresse enquanto pratica exercício fazem com que seja mais fácil fomentar a criatividade.

Se você passa muitas horas sentado na frente do computador, você já tem outro motivo para começar a praticar algum esporte.

  1. Evite o vício ao trabalho

Você é um workaholic?  Pois, saiba que o vício no trabalho mata a criatividade, literalmente.

Se você deseja fomentar esta habilidade, reserve um par de horas no começo do dia só para você.

Dedicar este tempo para meditar, passear, tomar café tranquilamente ou fazer o que você quiser (que não tenha a ver com o trabalho) faz com que a criatividade surja nas próximas horas.

É simples: sua mente precisa descansar! Nunca tire horas de sono necessárias para que o cérebro reponha energia.

  1. Seja persistente

As musas não existem: a inspiração mora dentro de você!

Não há melhor dica para desenvolver a criatividade que praticar, praticar e seguir praticando.

Quando você menos esperar, já terá criado um hábito, terá seu próprio sistema para alimentar a criatividade, e sua mente se terá tonado em uma fonte inesgotável de ideias.

Acredite!

 

 Com tempo, esforço e dedicação, temos certeza que você desenvolverá um processo criativo altamente eficiente.

E se precisar de ajuda, entre em contato!

Somos uma agência insanamente criativa, e desenvolvemos esta habilidade com paixão e muito profissionalismo!

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS!