Você é dono ou gestor de um pequeno empreendimento e deseja começar a aplicar estratégias de marketing para promover seus serviços? Leia o seguinte artigo e experimente as dicas que separamos para você!

Querendo fazer algo a mais para que seu negócio consiga finalmente decolar? Precisando melhorar os resultados da sua empresa, mas não sabe por onde começar?

Você precisa saber uma coisa: o sucesso de qualquer negócio, seja ele grande ou pequeno, passa pelo marketing!

Isto se torna ainda mais importante quando falamos em pequenas empresas.

Pensando nisso, separamos para você algumas sugestões (que dão super certo) para fazer com que o marketing de seu pequeno negócio seja mais efetivo.

Quer saber quais são? Continue lendo e experimente todas as dicas!

  1. Escolha sua rede social mais forte

Todo mundo fala que você deve ter presença em todas as redes sociais, pelo menos no Facebook, Twitter e Instagram. Mas, a verdade é que não há certo nem errado.

A dica é identificar qual você acha que é a rede que tem mais potencial: aquela com mais seguidores ou na que resulta mais fácil interagir com seus clientes.

Pode ser que seus seguidores gostem das transmissões ao vivo ou das fotos no Facebook, prefiram interagir em tempo real no Twitter, ou que seus fãs adorem olhar os catálogos de produtos no Pinterest.

O mais importante é: identificar a rede que gere mais exposição para seu negócio, usa-a sempre que puder e integra-a nas suas estratégias de social media.

  1. Conecte-se com outros como você

Conhecido como Networking, esta é uma ação básica para fechar negócios baseada em criar conexões.

Como começar? Identifique seu setor na indústria e busque eventos dos quais você possa participar para promover o seu negócio.

Dica extra: esteja sempre preparado com cartões de visita.

  1. Você tem Smartphone? Faça vídeos!

Muitas vezes não percebemos as maravilhosas ferramentas que temos por perto: os telefones inteligentes.

Os vídeos que você pode fazer com seu celular, com alta definição e som, podem ser grandes aliados para divulgar o seu negócio.

Seja através de uma transmissão ao vivo no Facebook, uma sessão de perguntas e respostas por Periscope, um pequeno vídeo via Snapchat ou Instagram, e inclusive uma serie de vídeos no Youtube, você pode mostrar seus produtos, seu local comercial, esclarecer duvida frequentes dos clientes, e até comunicar ofertas.

  1. Escreva

Quem conhece melhor seu negócio que você? Quem mais pode contar o que a sua empresa faz com mais paixão e compromisso?

Deixe o medo, se aproxime do computador e escreva!

Compartilhe com seus clientes e seguidores assuntos que você ache podem ser interessantes para eles.

O melhor de tudo: é de graça!

  1. Aposte em materiais físicos

Pense um pouco fora da caixa: o que é melhor para seus clientes? Um cartão, um folheto ou um flyer suficientemente curto para ler no banheiro ou na sala de espera de um consultório podem funcionar.

O importante é oferecer informação valiosa para aproveitar os 6 segundos de atenção que este tipo de materiais recebe antes que o papel termine no lixo.

  1. Conte uma historia e não tente vender

Aplique técnicas de Storytelling. Desde que se tem registro, a habilidade de contar as historias sempre foi vital para vender ideias e produtos.

Esse recurso pode transformar para sempre seu processo de vendas. Dar o primeiro passo é tão simples como começar escrevendo: Era uma vez...

Não fale sobre benefícios! Conte uma historia e deixe que o público se engaje a ela.

  1. Mostre o que seu negócio faz

A dica é se mostrar! Mas não apenas com vídeos, e sim através de formas mais criativas: cupons, descontos na primeira compra, uma taça de vinho, um brinde, degustações, amostras gratuitas, promoções, entrega grátis...

Imagine o que você pode oferecer para aqueles que ainda não são seus clientes, e o que pode fazer para agradar seus clientes atuais, para que continuem comprando de você e indiquem seu negócio.

  1. Grave um Podcast

Um podcast é uma gravação de áudio, mais parecido com um programa de rádio, que você pode gravar e carregar na web para que outros escutem.

Antes era complicado não só gravar, mas também carregar os áudios na internet.

Hoje, com as gravadoras dos celulares, que oferecem qualidade, e plataformas como Soundcloud e Ivoox, é muito fácil aplicar esta estratégia, promover esse conteúdo nas redes sociais, e divulgar seu negócio.

  1. Trabalhe na reputação online da sua empresa

Já pesquisou o nome de seu negócio no Google? Sua empresa aparece no Google Maps?

Se ainda não aparece nada, é um bom momento para começar!

Crie uma conta em Google+ para que seja mais fácil encontrar seu negócio.  Adicione a localização da sua empresa no Facebook, e se muda de endereço, lembre-se de atualizar essa informação nos mapas.

  1. Crie uma identidade gráfica

Sua empresa tem logotipo? Se sim, teste se ele funciona: pergunte a clientes, amigos e pessoas o que pensam dele, e use essa informação. Pode ser que você precise de algum designer para ajudar na criação de um novo.

Lembre que o logo de seu negócio deve aparecer nos cartões de visitas, na imagem de perfil das suas redes sociais, nas apresentações que você prepare para seus clientes, no seu site ou e-commerce, etc.

Opte por um logo simples e fácil de lembrar.

 

E ai? Gostou das nossas dicas? Temos certeza que se você as aplica de forma criteriosa, o marketing da sua empresa se tornará mais efetivo e você enxergará resultados incríveis!

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