Com cada vez mais serviços hospedados na nuvem, obter excelentes resultados em todas as áreas de uma empresa é hoje uma realidade. Conheça a seguir 9 ferramentas gratuitas que o Google disponibiliza para ajudar a empreendedores como você fazer sua empresa crescer! Não perca!

 

Além do Gmail, o Google ADS e o Google Analytics, soluções que já muitas pessoas e empresas utilizam, existem diversas ferramentas gratuitas que o Google proporciona para que pequenos negócios, como o seu, tirem o máximo proveito!

Quer saber quais são?

Confira a seguir 9 delas:

É fato: se seu negócio ainda não aparece nos resultados de busca do Google, ele não existe!

Aparecer nesta plataforma é fundamental para dar visibilidade à sua empresa no mundo digital, e para isso existe o recurso Google Meu Negócio.

Além de facilitar a criação do site de seu negócio (caso ainda não tenha), ele permite que seu estabelecimento apareça na lista de resultados do Google, no Google Maps e no Google+.

Também, cada vez que alguém procure diretamente o nome de seu negócio, aparecerá uma aba na qual você pode (e deve) carregar uma foto do local, especificar o endereço e horário comercial, incluir atualizações, como ofertas ou novidades de produtos, e permitir que seus clientes ou usuários deixem avaliações, as quais você também poderá compartilhar para favorecer a comunicação com seu público.

Se você não conhece Google Meu Negócio, provavelmente também não conhece Think With Google.

Trata-se de uma ferramenta de insights desenvolvida pelo Google, para ajudar os profissionais de Marketing e Empreendedores entender o Mercado.

Nela é possível encontrar diversos dados como: O que as pessoas estão dizendo? No que as pessoas estão clicando? O que as pessoas estão buscando? O que as pessoas estão assistindo?

Esses dados podem ser úteis para a criação de um produto até para a etapa de divulgação.

Também podemos encontrar estudos de mercado, infográficos, artigos e cases de sucesso que podem ajudar a ter mais inspiração para suas estratégias.

Alguma vez a sua empresa foi mencionada em uma publicação online e você só ficou sabendo meses depois?

Para evitar essa situação existe o Google Alerts!

Esta ferramenta permite configurar alertas de forma simples e rápida em relação às palavras-chave que você deseja. Pode ser o nome da sua empresa, de seu principal concorrente ou de alguma tecnologia ou tendência da qual você gostaria de ter mais informação.

Uma vez configurada, você recebe um e-mail cada vez que em alguma publicação online é mencionada uma das palavras-chave que você elegeu.

A frequência desta notificação pode ser ajustada, assim como o horário, o idioma e região na qual você deseja que o Google identifique as menções.

Esta ferramenta permite explorar a popularidade ao longo do tempo de uma palavra-chave ou expressão, e compará-la com outra. Nela é possível filtrar por países, por período de tempo, categoria e tipos de busca: web, imagem, notícia, Google Shopping ou YouTube.

Ela é útil para decidir quais palavras-chave usar, e também pode ser utilizada para detectar tendências de mercado e melhorar o catálogo de produtos da sua empresa, por exemplo.

Que tal realizar uma pesquisa para conhecer a satisfação dos seus clientes?

Fazer pesquisas de satisfação é uma prática cada vez mais comum, pois é fundamental conhecer a opinião dos nossos clientes e assim melhorar nossos produtos e serviços.

Para isso, o Google oferece uma ferramenta gratuita simples de usar: Google Form.

Além de pesquisas de satisfação, é possível utilizar este recurso para diversas ocasiões: fazer perguntas curtas sobre um produto em especifico, realizar entrevistas aos clientes, perguntar a opinião de seus funcionários e colaboradores sobre algum assunto, etc.

Para facilitar a comunicação entre as equipes que trabalham de forma remota, a solução desenhada pelo Google é o Google Hangouts.

Além da possiblidade de escrever, este recurso inclui as funcionalidades de vídeo-chat, SMS e ligações via IP.

Devido a que cada vez mais empresas contam com profissionais que trabalham de forma remota, trabalhar com uma ferramenta que facilite a comunicação a distância é crucial, e muito melhor se é gratuita.

É claro que seu uso não se limita apenas a conversações e reuniões a distância com os funcionários: ela pode ser usada para fazer reuniões com clientes em outros países, apresentar um novo produto ou serviço através de videoconferências, entrevistar candidatos ou participar de um evento a distancia.

Essa é a ferramenta perfeita para salvar notas, em formato de texto ou áudio, e adicionar imagens e lembretes.  Está disponível em formato de App para mobile, tanto para Android quanto para iOS, e também na versão desktop.

Google Keep pode ser usada desde qualquer dispositivo, computador, tablete ou celular, todos sincronizados.

Uma das funcionalidades mais interessantes desta App são os lembretes, os quais podem ser ajustados para a função de geolocalização.

Por exemplo, você pode configurar que, ao entrar ao escritório de um cliente, a nota com os detalhes do encontro se ative.

Com a quantidade de reuniões, atividades e eventos dos quais temos que participar todos os dias, é quase impossível lembrar de todo se não contamos com um calendário digital.

É ali quando aparece o Google Calendar!

Com ele podemos criar lembretes e alertas que também podemos receber no nosso telefone celular.

Além disso, é possível compartilhar com sua equipe o calendário de trabalho, desse modo se alguém precisa se reunir com você, pode marcar o melhor momento diretamente na plataforma.

Por outro lado, também permite criar diferentes calendários: eventos, reuniões com clientes, aniversários, férias, e compartilha-los com o resto da equipe, facilitando que todo o mundo esteja bem informado sobre o que acontece na empresa.

 

Neste ponto com certeza você está se perguntando: “mas, como eu não conheci antes estas ferramentas?”. A gente te entende! A vida do empreendedor às vezes é tão corrida, que falta tempo para pesquisar sobre os novos serviços que o Google oferece para facilitar sua vida e seus negócios.

Agora chegou a hora de experimentar todas essas ferramentas e tirar o máximo proveito!

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