Executar uma gestão eficiente de redes sociais é um trabalho incrível, mas também um pouco estressante e complicado. A seguir, vamos mostrar 10 erros que você deve evitar para garantir um melhor desempenho. Confira!

Quem disse que o trabalho de Social Media era fácil? Gerenciar redes (seja um perfil pessoal ou de seu negócio) pode ser também um trabalho complicado e até um pouco estressante. Um Social Media tem inúmeras tarefas diárias que cumprir, o que torna fácil cometer erros na gestão de todas as redes.

Mas, fique tranquilo! Na Punto preparamos um material completo para você, onde separamos 12 erros que deve evitar na gestão de redes. Dessa forma, você garantirá um melhor engajamento, muitas conversões e posts altamente atrativos. Não perca!

 

  1. Não ter uma estratégia

Infelizmente é muito comum encontrar marcas que não têm uma estratégia nas redes sociais, e que simplesmente existem nelas.

Você precisa fazer uma análise de seu público, das redes que ele utiliza, de seus concorrentes e do mercado, para criar uma estratégia de conteúdo adequada, e que cumpra com os objetivos da sua marca. Se você não faz isso, nunca atingirá suas metas e a reputação da sua marca se verá afetada.

  1. Utilizar um perfil pessoal

Muitas pessoas utilizam seu perfil pessoal para divulgar os serviços de sua empresa. Isso é ruim porque perfis pessoais têm um limite de amizade de 5 mil pessoas, já as páginas não têm limites de seguidores. Além de que as opções de criar campanhas existem apenas em páginas. Sem contar que a separação da pessoa física e a empresa é importante e traz mais credibilidade.

  1. Não ter seu perfil ao 100%

É um erro muito comum. Muitas vezes criamos os perfis nas redes sociais de forma rápida e não completamos toda a informação, pensando que poderemos fazer isso mais para frente.

Complete ao 100% as informações em todos os perfis (mesmo que você esteja presente em 10 redes diferentes). Otimize seus perfis ao máximo com Keywords e links que direcionem ao seu site, blog e outras redes.

  1. Estar em todas as redes sociais

Outro erro muito comum é querer estar presente em todas as redes sociais que existem no mercado, mesmo que seu público não esteja presente nelas ou você não tenha os recursos adequados para manter uma boa presença.

É essencial criar uma estratégia de social media para saber em quais redes devemos centrar a comunicação. Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram são plataformas com objetivos e públicos diferentes. Identifique onde o seu público está e esqueça as redes onde não atingirá os objetivos da sua marca. 

  1. Pagar por seguidores falsos

Sim. Por incrível que pareça ainda existem empresas que compram seguidores falsos para aumentar seu número. Realmente você acha que com um alto número de seguidores FALSOS (que nunca vão interagir com seu conteúdo) você atingirá suas metas?

  1. Falar apenas da marca

O mimimi não leva a lugar nenhum. Sério! As marcas monotemáticas (que só falam delas mesmas) não agradam ao público. Poste conteúdos diferenciados e relevantes a ele e obtenha melhores resultados! Comparta conteúdo de outros perfis e identifique qual deles é o favorito da sua audiência.

  1. Utilizar hashtags irrelevantes

Sabemos da importância que têm os hashtags nas publicações no Twitter e Instagram, mas, por favor, use eles com moderação. Não tem nada mais chato para o público que ler uma publicação onde 19 das 20 palavras levam #.

  1. Compartilhar muito conteúdo em pouco tempo

Isso não quer dizer que você deve publicar uma vez por semana. Mas, também não é aconselhável agoniar ao público compartilhando 6 posts no Facebook, 40 tweets ou 26 imagens no Instagram todos os dias.

Cada rede social tem suas regras não escritas em relação ao número de publicações diárias que os usuários toleram. Siga elas e não exagere.

  1. Publicar sempre o mesmo tipo de conteúdo

Não publique sempre o mesmo tipo de conteúdo. O melhor é intercalar texto, imagens, vídeos, perguntas, concursos, enquetes, etc. Dessa forma, sua comunidade sempre ficará atenta às suas publicações e você conseguirá mais interação.

  1. Não interagir com os usuários

Comentários ou mensagens não respondidas fazem com que o consumidor se sinta ignorado e que não se sinta pertencente à marca. É importante dedicar um tempo de seu dia apenas para responder seus comentários nas redes.

 

Como vimos, nas redes sociais é muito fácil cometer erros, porém o trabalho do Social Media é evita-los e criar uma comunidade com seguidores engajados, onde a comunicação bidirecional seja o pilar.

Gostou das nossas dicas? Precisa de ajuda para criar estratégias de redes sociais mais efetivas? Vem na Punto! A gente te ajuda!

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