O conceito de sazonal caracteriza situações que ocorrem de forma temporária. Normalmente, nos grandes centros urbanos, são as datas comemorativas, como dia das mães, dia dos pais, Natal, entre outras comemorações. Também podem não ser comemorações conhecidas, mas vale a pena dar uma olhada nas datas.   

Como são períodos que já são esperados, o ideal é ter um planejamento de marketing para criar campanhas de acordo com a comemoração. Nesses momentos vale de tudo: promoções, ofertas, campanhas entre outras ações que chamam muito atenção do público.  

Neste artigo vamos discutir se essas campanhas sazonais valem a pena e se geram algum retorno às marcas.   

Se forem bem elaboradas, as campanhas de marketing digital que são voltadas para as datas comemorativas podem gerar muito sucesso para a marca e, de fato, ajudar a impulsionar as vendas - mesmo que seja por um curto período.  

Utilizando projeções que a empresa já deve ter, é possível criar estratégias que visam organizar os projetos de forma coesa e de acordo com cada data comemorativa. Vale lembrar que, além de atrair, as campanhas sazonais também promovem a fidelização do cliente.   

Com isso, podemos concluir que fazer campanhas de marketing sazonais são excelentes na hora de dar um ar mais criativo aos negócios. Ou seja, vale o investimento.   

COMO PRODUZIR UMA CAMPANHA DIGITAL SAZONAL SÓLIDA   

  1. Escolha as datas importantes para o seu negócio 

Estude qual a data que seu público-alvo mais gosta ou se identifica melhor. O planejamento é essencial, até porque ninguém vai fazer uma campanha só na data. Monte uma campanha que dure alguns dias e converse com consumidores.   

  1. Tenha critérios 

Seja criterioso na hora de escolher a data comemorativa. É claro que, ela precisa ter relação direta ou indireta com o seu produto ou serviço. Escolhas erradas podem ter o efeito contrário ao proposto e gerar prejuízos ao invés de lucros.   

  1. Mensagem 

Dentro das estratégias de marketing, definir a mensagem que vai utilizar na campanha é crucial para o sucesso da sua campanha. Não adianta escolher uma data popular e não ter um bom slogan para lançar.   

  1. Tenha um cronograma

Como dito no passo um, nenhuma campanha pode ser lançada no dia da data comemorativa; ela deve ser lançada com antecedência, olhando para frente para impulsionar o cliente a fazer o mesmo. Dessa forma, você também ajuda o usuário a se preparar e, até mesmo, lembrar.   

  1. Tenha recursos necessários e parcerias

Todo o planejamento vai exigir recursos novos, seja um trabalho de design diferente, fotografia ou até mesmo o investimento em produtos e serviços destinados àquela ação. Tenha esse recurso, reserve-o para essas situações.  

E, se possível, faça parcerias que vão fortalecer a sua marca.   

Apostas inteligentes rendem lucros inteligentes, e a forma como seu negócio vai caminhar nas próximas campanhas. E o mais interessante é saber que certas datas sempre vão existir - então você  terá este cliente todo o ano. E, se quiser, o ano todo.   

E, se tem uma empresa que é fera em produzir campanhas sazonais é a Punto. Hoje possuímos um time de especialistas que está preparado para produzir sua campanha sazonal.   

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