Começamos esse artigo dizendo que o marketing mudou! 

Antigamente quando se falava em propaganda, seja online ou offline, sempre pensávamos em artistas de televisão, que cobravam fortunas para a divulgação de uma marca. Era preciso vários alinhamentos, ver a possibilidade de agenda, diversos contratos, enfim, era algo muito mais caro e complexo! Porém, com a nova onda dos influencers digitais, tudo isso mudou! A divulgação da sua empresa se tornou mais acessível em todas as formas!  

Desde 2020, no começo da pandemia, o que está ganhando cada vez mais voz é o Marketing de influência, que se baseia na estratégia de marketing que estabelece parcerias com influenciadores digitais, assim, associando a marca a pessoas. 

Segundo Thiago Rocha, gerente de Growth da RD Station, “O marketing de influência cresceu 10 vezes nos últimos 5 anos". Ainda de acordo com Rocha, em 2022, deve movimentar US$ 15 bilhões no mundo todo e a previsão é para US$ 84 bilhões até 2028. 

A regra do jogo mudou, e as pessoas estão preferindo seguir as recomendações de influencers, que são criadores de conteúdo na internet e acabam conseguindo construir uma audiência engajada e fiel. Embora os influencers mais conhecidos tenham milhões de seguidores em suas redes socias (seja instagram, facebook, youtube ou tiktok), o marketing de influência cada vez mais se volta para os microinfluenciadores e nanoinfluenciadores, que permitem aumentar o alcance e o engajamento da marca, mas dentro do seu nicho, principalmente empresas que estão começando agora ou empresas pequenas e regionais, voltam seu interesse para esses criadores. 

Sendo assim, o interesse das marcas é estabelecer parcerias confiáveis com esses influenciadores para associar sua imagem a eles e se conectar com essa audiência presente no dia a dia. 

Baseado nessas informações, vários estudos foram feitos para criar mais dados dessa nova forma de marketing, como um estudo realizado pela Spark em parceria com o Instituto QualiBest, noticiado pelo UOL, mostrou que mais de 70% dos consumidores já compraram algum produto ou serviço, faixas etárias mais jovens voltado ao público feminino, devido a alguma recomendação feita por um influenciador digital. 

Conforme dados do relatório 2022 State of Influencer Marketing, 94% das campanhas de marketing de influência incluem o Instagram nos seus canais, o Facebook também aparece com força, em 43% das campanhas. Em seguida, aparece o TikTok (13%) à frente do YouTube (10%). 

Aos poucos os anúncios tradicionais vão perdendo força dando prioridade aos investimentos em conteúdos de influenciadores, pois ajudam a impulsionar com mais rapidez e agilidade o retorno colocado. Levando em consideração que dentro dessa estratégia de marketing também pode ser oferecido a permuta, que beneficia tanto o bolso e a visibilidade da marca, quanto o influencer, que pode usufruir do que ganhou. 

Resumindo, Marketing de Influência na sua estratégia digital é transmitir, através de uma voz reconhecida, admirada e de confiança, informações que influenciam na jornada de compra e decisão final do cliente, atingindo o público exato e levando autoridade para a marca.  

Agora ficou mais fácil entender sobre Influencers, né? Então para você não ficar de fora das novas tendências do mundo digital, acesse agora nosso Instagram (@agenciapunto)  e não perca nenhuma novidade!