É coisa de publicitário! Não mais. As palavras em inglês muito utilizadas no ramo da publicidade estão ganhando o público, assim como brainstorming. Apesar de ter surgido na década de 1942, o termo sofre constantes adaptações desde então. Criada pelo publicitário Alex Osborn, tem como objetivo um debate coletivo para que se encontre soluções diversas para um mesmo problema.  

     Esta metodologia é considerada criativa e lúdica, pois impulsiona o aparecimento de novas ideias e grandes sacadas mentais. A tradução é algo parecido com "tempestade de ideias" e consiste, literalmente, em uma chuva de ideias de várias pessoas ao mesmo tempo - sempre levando em conta um problema em questão. 

     Aqui também se aplica a premissa de que "duas pessoas pensam melhor do que uma", neste caso, uma chuva de pessoas terão ideias melhores do que duas e assim por diante. 

Brainstorming no cotidiano: como aplicar 

     O brainstorming, ou tempestade de ideias, deve ser feita de forma organizada, apesar do nome. As sessões precisam seguir algumas regras para que o resultado seja alcançado como esperado, mas vai depender do modus operandi de cada líder com a sua equipe. 

Grupo de pessoas 

     É importante que a sessão seja realizada por um grupo de pessoas, por este motivo, o alinhamento entre a equipe é fundamental para o surgimento de ideias conexas e relevantes.  

     Segundo o próprio Alex Osborn, o número ideal para a sessão é de até doze pessoas, com um mediador. Entretanto, pode ser executado com mais, desde que montem grupos menores, dessa forma todos poderão expor suas ideias. 

O problema 

     O objetivo é encontrar soluções para um problema, seja ele uma campanha de marketing, uma ação publicitária, um estudo de público, as fases do funil de vendas, entre outros motivos. 

     Para encontrar a solução é preciso entender o problema, neste caso, todos os pontos devem ser levados em conta e apresentados à equipe. 

Ideação e análise 

     Todo o contexto deve ser levado em consideração: orçamento, recursos disponíveis, o que já foi feito, o que é esperado e quais resultados se busca alcançar. As pessoas envolvidas partem de um norte para começar a chuva de ideias. 

     As sessões podem ser feitas com auxílio de recursos visuais, papel e caneta, notebooks, entre outros. 

Acompanhar os resultados 

     Após a consideração de três a cinco considerações dentro do esperado, é interessante acompanhar as ações. Neste quesito, além do brainstorming, também se trabalha com tentativa e erro. 

     Algumas ideias podem cair e surgir outras, com a mesma base ou pensamento, porém isso só acontece durante a execução. É super normal soluções não pensadas antes serem consideradas neste momento. 

     Introduza as reuniões de brainstorming na rotina da sua equipe 

     Comece do básico, junte sua equipe durante alguns minutos para debater ideias acerca de assuntos menos importantes para incentivá-los a trabalhar juntos e perder o receio de dar opinião. 

     Um time bem estruturado e que se comunique bem é a chave de qualquer negócio. Aqui na Punto trabalhamos muito com sessões de brainstorming para que os nossos clientes tenham sempre um leque de boas opções na hora da tomada de decisão. 

     Temos profissionais especializados no assunto que se juntam para extrair o máximo de ideias possíveis e estar sempre à frente para entregar o melhor resultado.  

     E se você também quer uma tempestade de ideias para o seu negócio, entre no nosso site e conheça nosso time https://www.agenciapunto.com.br/.